Nova creche abre vagas para mais 200 crianças no Sítio Cercado

Arquivado em:
Publicado Sexta, 23 de Março de 2012 às 08:28, por: CdB

O prefeito Luciano Ducci inaugurou nesta sexta-feira (23) uma creche para 200 crianças no Sítio Cercado, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Arnaldo Agenor Bertone. O prefeito destacou as obras que estão sendo entregues à população em março, mês dos 319 anos de Curitiba, na cerimônia que teve a presença do governador do Paraná, Beto Richa, da secretária de Estado da Família e do Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e da presidente da Fundação de Ação Social, Marry Ducci.

"Somente no Sítio Cercado estamos abrindo 600 vagas para as crianças em três creches", disse o prefeito. Na próxima semana, Luciano Ducci vai entregar o Hospital do Idoso, no Pinheirinho, e anunciar a revitalização de avenidas da cidade e a novas obras na saúde. "A intenção é atender as expectativas dos moradores do Sítio Cercado e de todos os outros bairros da cidade".
 

O governador Beto Richa ressaltou que Curitiba é uma cidade de referência em todo o Brasil por dar prioridade aos investimentos no ensino público. "De todas as dez mil obras que eu e o Luciano Ducci fizemos em cinco anos e meio juntos na Prefeitura de Curitiba, as que mais me realizavam era as obras da educação, pois as crianças são o grande patrimônio da cidade", disse o governador.

A cerimônia teve uma bela homenagem ao patrono do novo CMEI, Arnaldo Agenor Bertone (1949-2008), que foi secretário municipal de Recursos Humanos da Prefeitura de Curitiba e amigo do prefeito Luciano Ducci. "Foi uma pessoa do bem, que lutou pela democracia no país e deixou muita saudade. Foi mais que um amigo, foi um irmão", disse o prefeito.

A viúva de Bertone, Maria Angélica Cerveira, leu um texto em homenagem ao marido ao lado dos filhos, Dolores, Mateus e Artur. "Ele acreditava que uma das maneiras de transformar a cidade é garantir o direito à educação, por isso é uma grande honra receber esta homenagem, ver o Arnaldo eternizado", disse Maria Angélica.

A inauguração teve a presença dos vereadores Denilson Pires, Pastor Valdemir Soares, Tico Kuzma e Odilon Volkmann. A secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag, lançou na cerimônia a 1.ª Bienal de Arte/Educação da rede municipal de ensino, que será realizada de 26 de novembro a 7 de dezembro deste ano e ocupará diferentes espaços em Curitiba.

Triciclovia - O CMEI Arnaldo Agenor Bertone atende 200 crianças de zero a cinco anos de idade e teve investimentos de R$ 1,3 milhão. No espaço de 960,9 metros quadrados há uma novidade, uma triciclovia, para a criançada andar de triciclos e aprender as primeiras regras de trânsito.

Uma das crianças que irá se divertir no local é Maria Sofia, filha de Luciana dos Santos, que agradeceu a oportunidade de matricular a menina na unidade. "É o sonho de toda a família deixar o filho em um lugar seguro e acolhedor como este, onde ele aprenderá as primeiras palavras e ficará feliz", disse Luciana

A nova creche tem oito salas de atendimento, cozinha, lactário, espaço para o programa Mama Nenê - para as mães que amamentem seus bebês -, banheiros, sala de pedagogia, depósitos, áreas administrativas e de serviços, além de parquinho infantil, solários, refeitório e pátio coberto.

Homenageado – Arnaldo Agenor Bertone foi secretário municipal de Recursos Humanos da Prefeitura de Curitiba. Ele foi convidado pelo então prefeito Beto Richa para assumir a pasta em 2005.

Paulista de Lins, Bertone se formou em Economia pela Universidade Estadual de Londrina. Fez carreira no serviço público e, entre outros cargos, foi diretor da Secretaria de Estado da Saúde, do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Curitiba e de programas da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde.

Mais obras - Atualmente, a Prefeitura tem 14 creches em construção e duas em ampliação, que vão resultar em quase três mil vagas na educação infantil. O atendimento nas novas unidades é feito com a contratação de mais profissionais para o quadro da educação.

No momento, há um concurso público em andamento. Em janeiro, foram contratados mais 700 professores (Docência 1), 300 educadores e 120 inspetores aprovados em concurso público.
 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo