Nova central sindical elege no Rio diretoria provisória

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de março de 2003 as 15:54, por: cdb

A Central Brasileira de Trabalhadores e Empreendedores (CBTE) – a nova central sindical do país – promove, na sexta-feira (28), às 10 horas, encontro de sindicalistas para fundar a seção estadual, com eleição da diretoria provisória fluminense.

O encontro será na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Rio de Janeiro, na rua Haddock Lobo, 78, no Estácio, com a participação de cerca de 400 dirigentes de pelo menos 32 entidades sindicais do Estado.

Segundo o presidente nacional da CBTE, José Avelino Pereira, a entidade abre perspectivas para a construção de um novo modelo de sindicalismo no Brasil, de união de trabalhadores e pequenos empreendedores na busca do crescimento econômico, geração de emprego e das reformas políticas e econômicas necessárias.

A nova central reúne, de maneira inédita, trabalhadores do mercado formal, do informal e micro empresários.

“O Rio de Janeiro é muito importante para a CBTE. Vamos buscar consolidar a nossa central no estado, avançando na organização dos trabalhadores e empreendedores”, afirmou Pereira.

A CBTE defende a implementação da Rede Nacional de Formação Profissional Técnica Superior, um programa amplo, de caráter nacional, integrando as universidades, através do trabalho voluntário de seu corpo discente, e a Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação.

Para combater também o alto índice de analfabetismo em adultos registrado no país, a diretoria de projetos já intensificou os contatos com a Secretaria Extraordinária de Erradicação do Analfabetismo do Ministério da Educação.