Norte do Japão sofre terremoto

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 31 de outubro de 2003 as 01:03, por: cdb

Um forte terremoto de 6,8 graus na escalada Richter sacudiu o norte do Japão na manhã desta sexta-feira, afetando especialmente a região de Tohoku, informou o Serviço Nacional de Sismologia. O tremor não provocou danos importantes.

O terremoto ocorreu às 10h06 locais (23h06 Brasília) e seu epicentro foi situado nas águas diante do porto de Fukushima, a uma profundidade de 30 km. O porto fica a 250 km ao norte de Tóquio. O centro da capital japonesa percebeu claramente o abalo sísmico.

– Os helicópteros que patrulham a zona atingida não observaram danos importantes – declarou um porta-voz da polícia na região de Miyagi. A televisão estatal NHK descartou o perigo de ‘tsunami’ (maremoto).

Em maio, um terremoto de 7 graus na região de Miyagi, 350 km a nordeste de Tóquio, deixou cerca de cem feridos e elevados danos materiais. O Japão está na confluência de quatro placas tectônicas e registra milhares de tremores a cada ano. Tóquio espera um megaterremoto a qualquer momento.

O terremoto mais mortífero dos últimos anos no Japão ocorreu em Kobe, em janeiro de 1995, quando morreram cerca de 6 mil pessoas.