Norte do Japão é atingido por terremoto de 7,8 graus

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 25 de setembro de 2003 as 19:30, por: cdb

Um forte terremoto de 7,8 graus na escala Richter sacudiu nesta quinta-feira uma ampla área do norte do Japão. Ainda não se sabe há vítimas e a extensão dos danos. Segundo o Instituto Sismológico Nacional, o tremor aconteceu às 4h50 de sexta-feira (16h50 de quinta-feira de Brasília) e seu epicentro foi localizado a 60 quilômetros de profundidade defronte à costa sudoeste da ilha de Hokkaido, a mais setentrional do arquipélago.

As autoridades advertiram a população pela TV para o risco de grandes ondas (tsunami) e maremotos formados após fortes tremores e pediram aos habitantes da região que se afastem do litoral. O tremor foi sentido com uma intensidade de grau 6, na escala japonesa de sete pontos, em várias áreas de Hokkaido, situada cerca de 800 quilômetros ao norte de Tóquio, e com menor intensidade em outras províncias próximas.

Segundo a TV pública NHK, um incêndio teve início num depósito de gasolina situado no porto de Tomakomai, na refinaria Idemitsu, de onde se ergueu uma densa coluna de fumaça negra. A mesma emissora disse que houve um forte e longo tremor de vários segundos que fez balançar os edifícios e causou quedas de objetos.

Com as primeiras luzes da manhã, se observaram rachaduras nas estradas e, segundo informações de várias emissoras de TV, o serviço de bombeiros está recebendo chamadas de emergência e pedidos de ambulâncias para atender feridos. O Japão é um país propenso a terremotos, por isso existem normas rigorosas em matéria de construção que costumam reduzir os estragos causados por eles.