Nordeste é região com maior risco de passar por epidemia de dengue

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de janeiro de 2011 as 16:35, por: cdb

>
11/01/2011Nordeste é região com maior risco de passar por epidemia de dengue

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Região Nordeste deve ficar em alerta contra a dengue neste verão. Dos 16 estados com risco muito alto de enfrentar epidemia da doença, nove são da região – Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

O novo levantamento de risco de dengue no Brasil foi divulgado hoje (11) pelo Ministério da Saúde. O número de estados nessa situação aumentou de dez para 16, em relação aos dados divulgados em setembro passado, quando o governo lançou a campanha nacional de combate à doença em 2011.

A Região Norte ocupa o segundo lugar, com quatro estados (Acre, Amazonas, Pará e Tocantins). As duas capitais com risco de surto estão no Norte, Rio Branco e Porto Velho. No Sudeste, os estados prioritários são o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, aparece Mato Grosso.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pretende se reunir na próxima semana com os secretários de Saúde dos 16 estados para intensificar os planos de combate à dengue. Em janeiro e fevereiro, ele percorrerá as regiões para verificar como estão as ações de combate à doença. Padilha iniciou a caravana na semana passada, pelo Rio de Janeiro.

Padilha coordenou reunião do comitê formado por 12 ministérios para o combate à doença, convocado pela presidenta Dilma Rousseff. No encontro, que ocorreu hoje (11), foram definidas ações para cada pasta.

Edição: Lana Cristina