No ano do pulmão, o polêmico foi o ponto G

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 31 de dezembro de 2010 as 12:00, por: cdb

 Na área da saúde, o ano foi do pulmão, mas foi o ponto G que causou mais polêmica. Cientistas garantiram que a suposta zona erógena que, quando estimulada, provocaria elevados níveis de excitação sexual e orgasmos, pode não existir. O ponto G pode ser fruto da imaginação das mulheres.

Polêmicas à parte, o fato é a comunidade científica trabalhou e muito neste ano nas pesquisas de células-tronco. Pesquisadores e cientistas avançaram no tratamento de doenças como aids, dengue, mal de Alzheimer, esclerose múltipla, malária, câncer e doença de Parkinson.

A lição que se tira é que para combater doenças, é preciso cuidar do sono, da alimentação, praticar exercícios físicos, beber com moderação e jogar fora o cigarro. E cantar também faz bem para a saúde! A recomendação é visitar regularmente o médico e o dentista.

Confira abaixo os fatos mais importantes do ano:

Dezembro
Dia 25

Seja em um coral ou em uma noite de karaokê, muitos aproveitam as festas de fim de ano para exercitar o canto, o que faz bem não apenas para o espírito, mas também para a saúde física. Ao encher os pulmões de ar, aumenta-se o ritmo cardíaco e o fluxo de sangue pelo corpo, o que é benéfico à saúde.

Dia 24

O Ministério da Saúde constatou queda, entre 2005 e 2009, no número de casos, internações e mortes provocadas pela malária. Apesar da queda, a incidência da malária continua alta no país. Um dos desafios é amenizar o sabor amargo das drogas usadas para tratar a doença, principal motivo de abandono do tratamento, que dura uma semana.

Dia 22

Cientistas britânicos dizem ter encontrado uma maneira de diagnosticar o mal de Alzheimer anos antes dos primeiros sintomas. Um exame de punção lombar combinado a uma ressonância magnética do cérebro poderiam identificar pacientes com os primeiros sinais de demência, segundo os pesquisadores.

Dia 9

O Ministério da Saúde passou a monitorar a doença chikungunya que é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue. Pela primeira vez foram registrados casos da doença no país. A chikungunya é causada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus, também transmissores da dengue. Originária do Sudeste Asiático e da África, a doença provoca febre alta e dores fortes nas articulações das mãos e pés.

Dia 7

Cientistas britânicos identificaram uma forma de estimular o sistema nervoso a regenerar-se nos casos de esclerose múltipla. A pesquisa identificou uma forma de ajudar as células-tronco no cérebro a reparar a camada de mielina, necessária para proteger as fibras nervosas.

Dia 2

Um aparelho portátil está realizando as primeiras experiências para diagnosticar e tratar o câncer de pele, que poderá ser realizado em apenas um dia. O método se contrapõe à cirurgia que é feita atualmente para remover o câncer.

Novembro

Dia 29

Especialistas que participam da 3ª Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, em Brasília, garantem que o parto normal beneficia tanto a mãe quanto o bebê. Há sete vezes mais casos de mortes nas cesarianas do que nos partos normais e 35 vezes mais complicações no parto cirúrgico.

Dia 26

Cerca de 1% das mortes mundiais se devem ao tabagismo passivo, o que significa estimados 600 mil óbitos anuais, disse a Organização Mundial da Saúde. No primeiro estudo mundial já feito sobre isso, os especialistas da OMS concluíram que as crianças são mais expostas ao fumo passivo do que qualquer outra faixa etária, e que cerca de 165 mil delas morrem por causa disso.

Dia 25

Mais de 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão. Segundo o coordenador de Ações Sociais da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Carlos Alberto Machado, as pessoas precisam começar a medir a pressão no pediatra. A pressão deve ser medida em qualquer faixa etária.

Dia 23

A célula-tronco mesenquimal, que vem de um precursor da medula óssea, acelera cicatrização de feridas geradas por queimaduras graves. As células-tronco mesenquimais são responsáveis por gerar tecidos da linhagem mesodérmica, como osso, cartilagem, músculo e derme

Christopher Goodrich, morador de Portland, Oregon, mal pode esperar para que lhe enfiem uma agulha no olho. Ele pretende se tornar um dos primeiros participantes de um teste clínico recém-aprovado pelas autoridades norte-americanas. É apenas a segunda experiência em humanos com células-tronco embrionárias a ser aprovada no mundo.

Estima-se que 33,3 milhões de pessoas sejam portadoras do vírus da aids no mundo, mas a epidemia está começando a se desacelerar e até a ser revertida. Segundo relatório da ONU, o total de soropositivos em 2009 era ligeiramente inferior aos 33,4 milhões do ano anterior.

Dia 19

Prevenir doenças crônicas no adulto desde sua vida intrauterina. Essa nova visão da medicina, denominada Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença. As doenças crônicas degenerativas, como diabetes, hipertensão, obesidade e colesterol, podem ser evitadas no adulto se um acompanhamento médico preventivo for feito na infância.

Dia 18

Você tem andado hipertenso? Cientistas australianos têm uma nova solução – mas você pode acabar meio isolado dos seus amigos. A arma secreta é o alho, segundo um estudo. O consumo de quatro cápsulas diárias de um suplemento chamado extrato de alho envelhecido reduz a pressão arterial.

Dia 16

Médicos britânicos injetaram células-tronco no cérebro de um paciente vítima de derrame, como parte de um estudo para descobrir um novo tratamento para a doença. O homem idoso, que não apresentava melhora em seu estado de saúde havia muitos anos, é a primeira pessoa no mundo a receber o tratamento experimental.

Dia 11

Países em desenvolvimento, entre os quais o Brasil, devem adotar o mais rápido possível medidas para impedir o aumento da obesidade entre a população, antes que atinjam os níveis registrados em países ricos. Metade dos brasileiros está acima do peso; a obesidade triplicou entre os homens e quase dobrou entre as mulheres, no período que vai de 1975 a 2003.

Dia 5

Ligeiras diferenças em cinco aminoácidos numa proteína chamada HLA-B podem explicar por que certas pessoas resistem ao vírus HIV, disseram pesquisadores dos EUA, num estudo que fornece novas pistas sobre como produzir uma vacina para prevenir a Aids.

Outubro

Dia 29

O uso indiscriminado de antibiótico é apontado como um fator para o fortalecimento das chamadas “superbactérias”. Especialistas, no entanto, alertam para um problema que vai além da contaminação pela KPC, se tornou resistente a antibióticos: a produção de medicamentos para o tratamento das vítimas.

A cada cinco minutos, um brasileiro morre por causa de um acidente vascular cerebral (AVC), segundo dados da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), com base em informações do Ministério da Saúde. São quase 100 mil mortes por ano no Brasil. Nesta sexta-feira, Dia Mundial de Combate ao AVC, especialistas alertam que a maioria dos brasileiros desconhece os sintomas da doença e não procura o médico.

Dia 26

Fumar pesadamente na meia-idade pode aumentar grandemente o risco de desenvolver a doença de Alzheimer e outras formas de demência. Segundo uma nova pesquisa, o risco é mais do que duas vezes maior. O fumo é um fator de risco para acidente vascular cerebral e o hábito pode contribuir para o risco de demência por meio de mecanismos semelhantes.

Dia 20

Um grupo de pesquisadores da Escola de Medicina Chapel Hill da Universidade da Carolina do Norte (UNC), Estados Unidos, descobriu uma variante de um gene que pode proteger contra o alcoolismo. A variante, no gene conhecido como CYP2E1, está associada com a resposta ao álcool em humanos.

Dia 19

A partir da análise de células-tronco extraídas da polpa do dente de leite de crianças com lábio leporino, pesquisadores identificaram que 90 genes ligados a anomalia apresentam um funcionamento diferente quando comparados com o genoma de crianças sem o problema. Entre esses genes, 10 parecem ter uma maior participação para a ocorrência da anomalia.

Dia 13

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta quarta-feira um plano internacional para a eliminação da tuberculose no prazo de cinco anos. O combate da tuberculose deve ser prioridade em 22 países, segundo os especialistas. Cerca de 10 milhões de pessoas são infectadas por ano, das quais 4 milhões são mulheres e crianças. Pelas estimativas mais recentes, pelo menos 2 milhões morrem anualmente em decorrência da tuberculose.

Dia 7

Pesquisa comprova o efeito protetor do lítio para prevenir o aparecimento da doença de Alzheimer. A ação protetora foi verificada em idosos com transtorno cognitivo leve, que têm maiores riscos de desenvolver a doença. A doença de Alzheimer é caracterizada por dois processos biológicos, que levam a morte dos neurônios.

Setembro

Dia 22

Um gene responsável pela morte de células cerebrais após um episódio de acidente vascular cerebral (AVC) foi descoberto por um grupo formado por cientistas holandeses e alemães. O AVC isquêmico, com interrupção do fluxo sanguíneo em uma região do cérebro, é a segunda principal causa de morte em todo o mundo e, atualmente, conta com apenas uma terapia aprovada.

Dia 21

Uma campanha para alertar as mulheres quanto à necessidade de se fazer anualmente o exame de mamografia e sobre a importância do diagnóstico precoce contra o câncer de mama será lançada nesta quarta-feira, no Rio. O câncer de mama é apontado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) como a maior causa de morte entre as mulheres no Brasil, com mais de 11 mil óbitos por ano registrados em 2008. Na maioria dos casos, a doença só costuma ser diagnosticada quando já está em estágio avançado.

Dia 16

Um vírus da gripe suína que contaminou uma mulher em Cingapura sofreu uma mutação que o deixou resistente a medicamentos praticamente de uma hora para outra, disseram os médicos num estudo que revela as limitações do uso de drogas para tratar a gripe. A mutação se desenvolveu em 48 horas, tornando a infecção cada vez mais resistente ao Tamiflu, principal droga usada para o combate à doença, cujo nome genérico é oseltamivir.

Dia 14

Um exame de sangue simples pode ser capaz de diagnosticar o mal de Alzheimer, disseram pesquisadores dos Estados Unidos, numa descoberta que pode ampliar a detecção da doença. O mal de Alzheimer, a forma de demência mais comum que existe, afeta pelo menos 26 milhões de pessoas no mundo todo.

Dia 9

Um estudo britânico sugere que altas doses de vitaminas B podem reduzir pela metade o ritmo do encolhimento do cérebro em pessoas com alguns sinais de Alzheimer. O encolhimento do cérebro é um dos sintomas da debilidade cognitiva leve que pode ser um dos indicadores iniciais de demência.

Dia 1

Milhares de pessoas estão colocando sua saúde e as economias de toda uma vida em risco para viajar a clínicas particulares de vários países que oferecem tratamentos com células-tronco não aprovados e potencialmente perigosos, alertaram especialistas britânicos. Há 700 centros similares em todo o mundo, que oferecem terapias celulares sem aprovação.

Agosto

Dia 24

A vitamina D pode proteger o corpo humano contra uma série de doenças ligadas a condições genéticas, incluindo câncer, diabetes, artrite e esclerose múltipla, segundo uma pesquisa britânica recém-publicada. A vitamina D é produzida naturalmente pelo corpo pela exposição ao sol, mas a substância está presente também em peixes e crustáceos e, em menor quantidade, em ovos e leite.

Dia 23

Uma pesquisa feita por cientistas norte-americanos afirma que uma proteína produzida pelo corpo em casos de artrite reumatóide pode ajudar a combater o surgimento do Alzheimer. No estudo, publicado na revista científica Journal of Alzheimer’s Research, camundongos que receberam a proteína GM-CSF tiveram desempenho melhor em testes de laboratório envolvendo a memória.

Dia 20

Células-tronco originárias da polpa do dente de leite podem curar deficiências visuais. É o que mostra a pesquisa realizada pela biomédica Bábyla Geraldes Monteiro, do Instituto Butantan. O trabalho avaliou a eficácia da atividade de células-tronco retiradas da parte interna de dentes de leite ao tratar uma lesão na região límbica dos olhos de coelhos.

Dia 19

Cientistas de Israel afirmam ter descoberto uma nova forma de eliminar células infectadas com HIV, em um processo que provoca a autodestruição de células contaminadas. Pela técnica desenvolvida pelos cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém, as células infectadas com HIV recebem um DNA viral, que faz com que a célula morra. A técnica não afetou as células não-infectadas.

Dia 12

Um novo tipo de bactéria resistente aos antibióticos mais poderosos pode gerar uma epidemia mundial. Essas bactérias contêm um gene chamado NDM-1, que as torna resistentes a antibióticos, entre eles os chamados de carbapenemas.

Dia 9

Os homens brasileiros estão se cuidando mais para prevenir o câncer. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2003 e 2009 triplicou o número de testes para detectar uma atividade anormal da próstata.

Julho

Dia 29

Cientistas da Unicamp estudam combinação de células-tronco e selante derivado de veneno de serpente para reimplantar raízes nervosas após lesões na conexão entre o sistema nervoso central e o periférico.

Uma pesquisa da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, sugere que ter uma boa rede de amigos e vizinhos pode aumentar as chances de sobrevivência de uma pessoa em 50%.

Dia 21

A Universidade de São Paulo está construindo um laboratório para cultivo de células-tronco obtidas a partir de dentes de leite. Foi detectada a existência de células-tronco na polpa dos 20 dentes de leite que cada ser humano tem. Essas células poderiam ser usadas para desenvolvimento de novos dentes e até de outros tecidos, como ossos, músculos e nervos.

Dia 12

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) está realizando uma campanha para reduzir o consumo de sal no país. O produto consumido em excesso agrava o estado de saúde dos hipertensos e pode causar complicações, como derrames. A hipertensão atinge cerca de 30% da população

Dia 7

No Brasil, nascem mais meninos que meninas. Porém, a partir da adolescência, essa proporção se inverte e aumenta gradativamente a favor das mulheres, terminando, na velhice, com uma proporção de homens bem menor que a de mulheres.

Junho

Dia 26

Um pulmão eletrônico acaba de ser desenvolvido por cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. O grupo criou um dispositivo que simula o funcionamento de um pulmão em um microchip.

Dia 24

A solidão pode contribuir para alguns problemas de saúde, segundo estudos realizados na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.  Avaliando 265 pessoas com idades entre 19 e 85 anos, os pesquisadores descobriram que aquelas que se consideram solitárias têm menos relações sociais próximas, são menos aptas a controlar bem os estressores diários.

Dia 22

O excesso de peso e a obesidade cresceram entre os brasileiros nos últimos quatro anos. De 2006 a 2009 a proporção de pessoas acima do peso subiu de 42,7% para 46,6% e o percentual de obesos cresceu de 11,4% para 13,9% no mesmo período. A prevalência de sobrepeso é maior entre os homens: 51% contra 42,3% nas mulheres.

Dia 7

A prática regular de atividades físicas pode melhorar o desempenho sexual. Um pesquisa mostrou que os homens moderadamente ativos, que fazem, por exemplo, caminhadas de 30 minutos quatro vezes por semana, seriam 65% menos propensos a ter disfunção sexual do que aqueles que não fazem atividades físicas.

Maio
 
Dia 31

Cientistas norte-americanos dizem ter desenvolvido uma vacina que impediu o desenvolvimento do câncer de mama em ratos. Os pesquisadores planejam agora fazer testes da droga em humanos. A vacina age em uma proteína encontrada na maioria dos tumores da mama.
Dia 26

Um mecanismo com base em análise de voz e da articulação da fala está sendo desenvolvido para o diagnóstico da doença de Parkinson,  condição degenerativa marcada por rigidez muscular, tremores e perda de equilíbrio.

Dia 21

Cientistas norte-americanos dizem ter desenvolvido a primeira célula controlada por um genoma sintético. Os especialistas dizem esperar que a técnica possa criar bactérias programadas para resolver problemas ambientais e energéticos, entre outros fins.

Dia 5

Pessoas que dormem menos de seis horas por noite poderão ter uma morte prematura. De acordo com um estudo, os indivíduos que regularmente dormem menos que seis horas por noite têm chances 12% maiores de morrer em um período de 25 anos do que as pessoas que dormem o período ideal, de seis a oito horas.

Dia 2

Um estudo feito na Universidade do Kansas, publicado na revista Archives of Neurology, indica que a perda de massa magra em pessoas com Alzheimer também está ligada à diminuição do volume do cérebro e do declínio de suas funções.

Abril

Dia 30

Cientistas norte-americanos conseguiram, pela primeira vez, prever quais doenças uma pessoa poderá desenvolver, a partir de seu mapeamento genético. O custo do mapeamento genético vem diminuindo, e alguns cientistas acreditam que um estudo semelhante poderá ser oferecido por médicos dentro de dez anos.

Dia 23

Uma substância encontrada no leite materno pode matar células com câncer, segundo estudo realizado pelas universidades Lund e de Gotemburgo, na Suécia. Conhecida como hamlet, a substância demonstrou eficácia em pacientes com câncer de bexiga

Dia 20

Uma variante de um gene da obesidade também reduz o volume do cérebro, aumentando o risco relacionado ao mal de Alzheimer. Pessoas com uma variante específica do gene chamado FTO possuem déficits cerebrais que as tornam mais vulneráveis à doença.

Dia 16

O chocolate amargo, rico em cacau, poderá no futuro ser prescrito às pessoas com cirrose hepática. Pesquisadores garantem que comer chocolate amargo combate o habitual aumento da pressão arterial no abdome.

Dia 15

O teste de um “pâncreas artificial” que monitora o nível de açúcar no sangue e administra insulina e um hormônio regulador chamado glucagon ajudou pacientes a terem níveis quase normais de açúcar no sangue durante mais de 24 horas, disseram pesquisadores dos EUA.

Março

Dia 26

O consumo excessivo de sal pode aumentar os riscos de desenvolver câncer de estômago, segundo pesquisa sul-coreana publicada no American Journal of Clinical Nutrition.

Dia 16

O mundo deverá alcançar o Objetivo do Milênio de reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso à água potável. A cinco anos do prazo para a meta, que vence em 2015, 87% da população mundial dispõem de fontes de abastecimento de água potável, de acordo com o relatório divulgado pela OMS.

Dia 15

Um estudo revela que uma classe de proteína presente nas bananas pode prevenir a transmissão sexual do vírus da Aids. A lectina BanLec é um inibidor natural do HIV “tão potente quanto duas das principais drogas utilizadas atualmente no tratamento da doença”.

Dia 12

Os cientistas encontraram a “mãe”, ou seja, a origem de todas as células cutâneas, e dizem que isso pode melhorar dramaticamente os tratamentos para vítimas de ferimentos e queimaduras.

Dia 1

O risco de quem fuma ter um aneurisma aumenta significativamente se o indivíduo for portador de certas variantes genéticas comuns. O cigarro é a principal causa ambiental de aneurisma intracraniano. De 70% a 80% dos casos de aneurismas ocorrem em indivíduos que fumavam.

Fevereiro

Dia 23

Pesquisadores americanos e britânicos estão criando um tipo de mosquito transgênico em um esforço para conter a propagação da dengue. O vírus que provoca a dengue se propaga através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti e não há vacina para a doença

Dia 22

Ensinar pacientes vítimas de derrame cerebral a cantar pode ‘reconectar’ seus cérebros e ajudá-los a recuperar a fala, segundo afirmam cientistas americanos. Segundo os pesquisadores, o canto usa uma área diferente do cérebro que a área envolvida na fala.

Dia 18

Em um resultado surpreendente que pode ajudar na compreensão do câncer e do envelhecimento, pesquisadores que trabalham com um tipo alterado de célula-tronco disseram ter revertido o processo de envelhecimento associado a uma rara doença genética.
Dia 12

O vinho tinto e o chocolate amargo são remédios poderosos contra o câncer, segundo estudo norte-americano. A Fundação Angiogenesis, dos Estado Unidos, está classificando os alimentos segundo suas qualidades como anticancerígenos

Dia 4

As causas da doença de Parkinson ainda não são completamente conhecidas. Novos estudos têm indicado a associação da doença de Parkinson com problemas no coração. Sintomas cardíacos podem anteceder os sintomas motores causados pela doença.

Dia 3
 
Pessoas que passam muito tempo navegando pela internet têm maior risco de apresentar sintomas depressivos, de acordo com uma pesquisa feita no Reino Unido por cientistas da Universidade de Leeds.

Janeiro

Dia 26

Um medicamento usado para tratar doenças cardiovasculares, como hipertensão, angina e arritmias cardíacas, pode também reduzir os riscos de desenvolver doença de Parkinson.

Dia 22

Homens que fazem sexo com menos frequência apresentam maior risco de doença cardiovascular, segundo estudo publicado no American Journal of Cardiology.

Dia 19

O estresse emite sinais que fazem com que células desenvolvam tumores. Uma pesquisa mostrou que mutações que causam câncer podem atuar em conjunto para promover o desenvolvimento de tumores mesmo quando localizados em diferentes células em um mesmo tecido

Dia 18

Os genes humanos relacionados com o processo de replicação do vírus da gripe foram mapeados por cientistas alemães. De acordo com a revista Nature, a descoberta abre caminho para uma nova geração de drogas antivirais que atua nas células humanas, permitindo que o medicamento continue eficaz apesar das mutações virais.

Dia 15

Um teste dos olhos pode ajudar a detector e monitorar a doença de Alzheimer. A técnica utiliza marcadores fluorescentes que ajudam na aferição da morte das células cerebrais, e podem ser observados através da retina usando um oftalmoscópio a laser específico.

Dia 11

O ano de 2010 foi escolhido na 40ª Conferência sobre saúde pulmonar, como o ano do pulmão.A ideia é promover discussões, difundir o conhecimento, mostrar as formas de prevenção e os cuidados com as doenças associadas a esse órgão.As primeiras ações devem começar este mês e terão caráter internacional

Dia 4

Um estudo concluiu que o chamado ponto G – uma suposta zona erógena que, quando estimulada, provocaria elevados níveis de excitação sexual e orgasmos – pode não existir. O ponto G pode ser fruto da imaginação de mulheres.