No aniversário de SP, Dilma recita Caetano e fala em cidade da esperança

Arquivado em:
Publicado Quarta, 25 de Janeiro de 2012 às 13:59, por: CdB
No aniversário de SP, Dilma recita Caetano e fala em cidade da esperança

Por: João Peres, Rede Brasil Atual

Publicado em 25/01/2012, 15:23

Última atualização às 15:23

Tweet

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff recitou Caetano Veloso e definiu São Paulo como terra da esperança no aniversário de 458 anos da cidade, comemorado nesta quarta-feira (25). Na sede da prefeitura de São Paulo, ao lado do prefeito, Gilberto Kassab, do vice-presidente Michel Temer e do governador Geraldo Alckmin, Dilma evitou temas administrativos e fez uma breve fala de exaltação às qualidades do município.

“São Paulo será sempre um farol para nosso país”, disse a presidenta ao lembrar que migrantes do Norte e do Nordeste sempre buscavam a cidade em busca de uma vida melhor, uma rápida referência à mudança socioeconômica dos brasileiros, agora com mais oportunidades em suas terras de origem. “Era aqui que as pessoas que tinham esperança, ou que buscavam um desafio, era aqui. São Paulo teve sempre para nós o efeito simbólico. Era aqui que o Brasil crescia, era aqui que a riqueza era produzida, que os trabalhadores tinham oportunidades.”

Dilma recitou rapidamente Caetano Veloso pela consagrada música “Sampa”, embora não tenha se animado a ponto de cantarolar: “Alguma coisa acontece no meu coração/ Só quando cruzo a Ipiranga e a avenida São João...”. Para a presidenta, pode-se levar em conta o verso como o estarrecimento das pessoas com a imensidão da cidade, a terceira maior do mundo, mas também se pode interpretar a situação como a manifestação da esperança de construir uma nação melhor. “Tenho certeza que somos um dos maiores e mais predestinados países do mundo”, disse a presidenta, que preferiu não ir adiante na avaliação crítica da música de Caetano. Ou teria de falar de poetas que surgem das esquinas, algo difícil com aquela companhia .

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo