Niemeyer se emociona durante encontro com Lula no Alvorada

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 18 de março de 2003 as 17:53, por: cdb

O arquiteto e um dos fundadores de Brasília, Oscar Niemeyer, deixou nesta sexta-feira o Palácio da Alvorada com declarações de apoio e elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o recebeu para um almoço. Emocionado, Niemeyer disse que gostou muito de rever sua obra, sobretudo porque considerou o Palácio muito bem tratado pelos novos “inquilinos”.

– Gostei de ver o Palácio tão bem tratado. E gostei de ouvi-lo, de sentir que ele é contra a guerra, que ele é um brasileiro ofendido, que ele quer melhorar o país, que ele luta contra a miséria. Isso tudo me agradou muito, e estou contente de ter vindo a Brasília e conversar com esse grande brasileiro – afirmou.

Questionado sobre o que espera de um governo de esquerda no Brasil, o arquiteto disse que o Brasil vive hoje um novo momento e, como homem de esquerda, não pode deixar de apoiar o presidente Lula. “É o Brasil que vai mudar. Nós estamos cansados de tanta luta, de tanta miséria. E, agora, é uma esperança nova que surge”, resumiu. Esta foi a terceira vez que Oscar Niemeyer visitou o Alvorada desde a construção do palácio. A primeira foi durante a inauguração, ao lado do ex-presidente Juscelino Kubitschek. A última vez que o arquiteto esteve no local foi durante o governo do ex-presidente José Sarney.