Netinho quer apoio Federal no combate ao genocídio negro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de novembro de 2012 as 18:17, por: cdb

Anunciado na tarde desta segunda, 28, como o titular da secretaria da Igualdade Racial, o vereador do PCdoB Netinho de Paula declarou ao portal Vermelho São Paulo que a primeira ideia é pedir apoio do Ministério da Justiça para conter a violência contra a juventude da periferia paulista, que vitimiza sobretudo jovens negros
Railidia Carvalho

Haddad e os secretários anunciados nesta segunda, 28


Proposta de campanha do candidato a prefeito Fernando Haddad, a secretaria terá como prioridade ações voltadas para a mulher negra e a juventude negra. A afirmação foi feita pelo próprio prefeito durante a entrevista coletiva em que anunciou mais oito novos secretários.

“Antes de mais nada é uma grande oportunidade da gente estruturar o que vem sendo um luta do movimento negro nos últimos anos. Fazer uma releitura das questões étnicas na cidade”, avaliou Netinho.

Netinho ainda citou a necessidade de implementação imediata da lei 10.639 do ensino da História da África nas escolas e também do debate sobre cotas em São Paulo. “As cotas são a grande luta mas não só nas universidades públicas mas também no setor privado”, completou..

Segundo ele, será necessário muito diálogo, paciência e trabalho para trazer para São Paulo ações importantes de combate à desigualdade racial

Vontade Política

Simone Nascimento, presidente municipal da União dos Negros pela Igualdade (Unegro) disse que é um marco ver se materializar a secretaria da igualdade racial em São Paulo.

“A cidade e o Estado também resistem às políticas afirmativas. Netinho de Paula que é uma liderança política que tem a vivência do preconceito e também uma personalidade muito popular dará visibilidade às reivindicações do movimento negro”, lembrou.

“Temos as políticas podemos implantar mas não há vontade política. Agora com a secretaria demos o primeiro passo viabilizar demandas históricas”, declarou.

Trajetória de luta pela Igualdade Racial

Para o presidente do comitê municipal do PCdoB, Wander Geraldo, o convite feito ao partido pelo prefeito Haddad só confirma a trajetória do PCdoB neste segmento.” É o partido dos esportes, das mulheres, da juvntude e também tem tradição de luta no combate ao racismo”, enumerou.

Wander citou outras lideranças do PCdoB que se dedicam à causa da Igualdade Racial como a deputada Estadual Leci Brandão e o ex-ministro Orlando Silva, que assumirá uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo com a ida do vereador Netinho para a secretaria recém-criada.

Ainda segundo Wander, faz parte do planejamento inicial do PCdoB organizar encontros com setores organizados do movimetno negro em São Paulo para começar a gestar um projeto a ser encaminhado à Câmara Municipal logo no início da legislatura.

De São Paulo, Railídia Carvalho

 

..