Neste domingo (4), imigrantes japoneses ganham monumento à altura da contribuição para o progresso do município

Arquivado em:
Publicado Quinta, 01 de Março de 2012 às 07:49, por: CdB
01/03/2012 - 13:43 Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho Pórtico Tori – que representa a divisão entre o céu e a terra -- será inaugurado na Praça Presidente Vargas, na Vila Assunção, às 10h.

Pórtico instalado na Praça Presidente Vargas será inaugurado oficialmente no domingo (4) em homenagem à imigração japonesa
Fotos: Elson Rocha/PSA

No domingo (4), a  Prefeitura de Santo André inaugura oficialmente um marco em homenagem à importância da imigração japonesa no município. Trata-se do Tori, um pórtico monumental que representa, para os orientais, a divisão entre o céu e a terra, o espírito e a matéria. A inauguração está marcada para as 10h na Praça Presidente Vargas, na Vila Assunção. 

O Tori está situado especificamente em uma das entradas da Praça Presidente Vargas e tem dimensões tão amplas quanto a contribuição de japoneses e seus descendentes para o progresso material e cultural do município, da região e do país: o monumento de aço estrutural pesa mais de três toneladas e pode ser observado à distância com seus 5,64m de altura e 7,57m de largura. As colunas horizontais representam os alicerces que sustentam o céu ao passo que as vigas verticais expressam a ligação com a terra. 

“O projeto do Tori nos foi enviado diretamente pela prefeitura japonesa de Takasaki, cidade-irmã de Santo André há mais de 30 anos e com a qual passamos a estreitar laços especialmente nos últimos três anos” – explica Reynaldo Megna, diretor do Departamento de Relações Internacionais vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET). 

Em 2009 e 2010, a Prefeitura de Santo André foi co-realizadora do festival Tanabata Matsuri, em parceria com entidades representativas da colônia japonesa na região. Em 24 de novembro de 2010, a Prefeitura criou oficialmente a Comissão Mista Permanente de Intercâmbio Santo André/Takasaki, por meio de portaria municipal. Desde então, reuniões são realizadas em intervalos a cada dois meses para definição de ações culturais. 

No dia 7 de maio do ano passado, foi aberta a Exposição 30 anos de Irmanamento Santo André e Takasaki, realizada na Casa da Palavra. A festa de abertura, promovida num sábado, deu um colorido especial ao centro da cidade: a apresentação de taiko (espetáculo de percussão que remonta o período das guerras por conquista de território no Japão) magnetizou a população na Concha Acústica, outro equipamento da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SCELT), parceira da SDET.  

Neste mesmo dia, na Praça do Carmo, foi realizada Feira da Solidariedade com oferecimento de uma tenda à União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André. O objetivo era angariar fundos em auxílio às vítimas do terremoto no Japão, ocorrido em 11 de março daquele ano.   

Em 17 de agosto de 2011, a exposição sobre as cidades-irmãs foi montada no Museu de Santo André, com direito a cerimônia e apresentação de espetáculos culturais. A exposição ficará aberta ao público no museu até 31 de março deste ano. 

SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
André Lima MTB 32.431/64
amlima1@santoandre.sp.gov.br
01/03/2012

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo