Nesta quinta acontecerá a eleição dos Conselhos Escolares na rede municipal

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 08:08, por: cdb

Na próxima quinta-feira (29) todas as 91 escolas da rede municipal participam da sexta Eleição dos Conselhos Escolares. Durante todo o dia, pais, professores, alunos, diretores e comunidades escolares elegem os representantes dos Conselhos de cada unidade de ensino. Ao Conselho de Escola cabe zelar pelo alcance dos objetivos institucionais para seu funcionamento, organização e relacionamento com a comunidade, nas questões que lhe são pertinentes além de outras competências que lhe sejam conferidas na legislação municipal/federal.

Formado por pais, alunos, professores e funcionários, além do diretor da escola e o presidente do centro comunitário local, o Conselho Escolar em Vila Velha, também tem como funções orientar e acompanhar o processo de matrícula visando garantir o acesso gradativo à Educação Infantil e acesso universal, propôr iniciativas para a participação dos pais no processo educativo, fiscalizar, acompanhar e controlar a aplicação dos recursos financeiros por parte da escola, elaborar seu Regimento Interno, entre outras atividades.

A diretora Anne Lise Benini de Andrade, da Unidade Municipal de Ensino Fundamental Antônio Debarcellos recebeu na manhã desta quarta-feira (28) a urna para a realização das eleições em sua escola. Ela destacou que o Conselho Escolar auxilia em decisões importantes na unidade de ensino. “O Conselho em nossa escola é atuante, nos reunimos mensalmente para encontrar soluções adequadas e necessárias à rotina escolar. A representação da comunidade, dos pais e alunos, por exemplo, é muito importante para a escola”.

O Conselho Municipal de Educação realiza nesta quarta (28) a distribuição de 600 urnas de lona cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Conselho

O Conselho Escolar foi instituído pela Lei Orgânica do Município de Vila Velha e regulamentado pelo Decreto nº 275 de 19 de novembro de 2001.

A partir disso foi iniciada a discussão na comunidade escolar, sobre os direitos e deveres envolvendo os diversos segmentos e duarnte todos esses anos foram realizadas eleições para os conselhos das unidades de ensino do município.

Na primeira eleição, foram realizados seminários de estudos. Já na segunda edição das eleições o Tribunal Regional Eleitoral particiou e apoiou as eleições com as urnas eletrônicas.
Antes da eleição efetivamente acontecer, o mês de março contou com um cronograma de planejamento envolvendo toda a comunidade escolar.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Semed
Geiza Ardiçon

27 3389-7265 / 9854-8566