Neozelandeses capturam lula de 450 quilos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007 as 12:52, por: cdb

Pescadores neozelandeses podem ter capturado a maior “lula colossal” já vista, com peso aproximado de 450 quilos e anéis do tamanho de pneus. O molusco adulto, da espécie “Mesonychoteuthis hamiltoni” (“lula colossal” é o nome popular) foi apanhado em águas profundas, já na região da Antártida, disse na quinta-feira o ministro neozelandês da Pesca, Jim Anderton.

A lula permanecia viva ao ser capturada, devorando um peixe que havia sido fisgado pela tripulação, disse o ministro em nota.

– A lula estava quase morta ao chegar à superfície, e o cuidadoso trabalho da tripulação foi essencial para colocar esse espécime a bordo em boas condições. A tripulação parou de içar a linha durante duas horas, enquanto a lula era conduzida até uma rede de carga e puxada para bordo – afirmou o ministro.

A lula foi congelada no navio e levada à Nova Zelândia para investigações científicas. A “lula colossal” é uma das criaturas mais misteriosas das profundezas oceânicas, atingindo até 14 metros de comprimento. Segundo Anderton, o animal será fotografado, medido, registrado e preservado intacto, depois de ter amostras de tecido retiradas.