Navios com armamento americano partem da Itália

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de março de 2003 as 17:18, por: cdb

Dois navios militares americanos com armamento partiram na manhã desta terça-feira, do porto italiano de Livorno (leste) no meio de uma forte polêmica e a presença de um notável mecanismo de segurança.

Os estivadores de Livorno se negaram a carregar os navios com o material, cujo destino é o contingente militar americano posicionado em torno do Iraque.

A polêmica acompanhou esta operação, já que há dias grupos de pacifistas tentam dificultar a transferência desse material da base americana de Camp Darby, na região de Toscana, até Livorno.

Dezenas de pacifistas se mobilizaram na noite desta última segunda-feira nas proximidades do porto e permaneceram ali durante a madrugada, enquanto os militares americanos substituíam os estivadores locais, que se declararam em greve para apoiar a paz.

Funcionários do ministério do Interior italiano garantiram a segurança da operação e mantiveram distantes os grupos pacifistas para evitar possíveis confusões.

Os principais sindicatos italianos se solidarizaram aos estivadores em greve e hoje criticaram o apoio da Itália aos Estados Unidos.

Os navios “Thebeland” e “Rosa Delmas” partiram nas primeiras horas desta manhã, mas seus destinos finais não foram divulgados.

O governo italiano autorizou a utilização de suas infra-estruturas de transporte e seu espaço aéreo pelas forças americanas.