Navio contaminado por vírus vai para Gibraltar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 1 de novembro de 2003 as 22:22, por: cdb

Um navio de cruzeiro com cerca de 500 pessoas infectadas com uma doença altamente contagiosa foi proibido de atracar na Grécia e agora se dirige para o território britânico de Gibraltar.

Os passageiros foram contaminados com um micróbio que ataca o estômago, mas acredita-se que todos, com excessão de 30, já tenham se recuperado. As informações são da BBC.

O vírus, chamado novovirus, causa diarréia e vômitos por dois dias e geralmente prolifera em ambientes com higiene inadequada.

A empresa que organiza o cruzeiro disse que, depois da parada prevista em Gibraltar, na segunda-feira, a viagem deve continuar até a cidade britânica de Southampton, destino final do cruzeiro.

O navio leva mil e 800 passageiros e 600 tripulantes. Acredita-se que as autoridades do território britânico vão decidir neste domingo se autorizam o navio a ancorar ou não em suas águas.

— Nós estamos em contato constante com as autoridades de Gibraltar, mas parece que nós vamos ser autorizados a entrar (e ancorar) — disse uma porta-voz da empresa de cruzeiros P&O. – Houve uma queda acentuada no número de passageiros com sintomas do novovirus – apenas 11 neste sábado.

A empresa informou que duas pessoas que estavam a bordo do navio morreram na viagem, mas insistem que eles não contraíram o vírus.