Nadadora brasileira é suspensa por dois anos por uso de anabolizantes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2007 as 21:34, por: cdb

A nadadora velocista Renata Burgos, atleta da Unaerp, foi suspensa por dois anos por uso de um esteróide anabolizante, o Stanozolol metabolites e está fora do Pan do Rio. A atleta de 25 anos só poderá voltar a competir em dezembro de 2008. 

Renata, que já estava garantida no Mundial de Melbourne, que começa a partir do dia 25, foi pega após um teste realizado durante o Campeonato Brasileiro, em dezembro do ano passado, quando ela conquistou a medalha de ouro nos 50m livre, com o melhor tempo de sua carreira: 25s56.

O resultado da amostra A do exame de Burgos saiu dias depois do término do campeonato, mas a divulgação só foi feita agora pois a atleta pediu o teste da amostra B, que confirmou o doping. A avaliação foi feita pelo Laboratório INRS-Santé – Institut Armand-Frappier, credenciado pela Agência Mundial Antidoping, a Wada.

O técnico da nadadora, Marcelo Teixeira, disse que irá recorrer da decisão. Segundo ele, a CBDA demorou para entregar o resultado da contraprova, o que, para a atleta, foi um período de perdas e danos.