Nacionalista segue na liderança de pesquisas no Peru

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 2 de abril de 2006 as 15:27, por: cdb

Candidato nacionalista à Presidência do Peru, Ollanta Humala mantém-se firme no primeiro lugar das intenções de voto para a eleição de 9 de abril, mas deverá haver um segundo turno, em maio, prevêem as pesquisas de opinião. Humala, militar reformado de 43 anos que defende maior intervenção do Estado na economia, tem 31% das intenções de voto. Sua rival mais próxima é a conservadora Lourdes Flores, com 26%.

A pesquisa da empresa Apoyo, Opinión y Mercado, a mais respeitada do país, foi divulgada neste domingo pelo jornal El Comercio. Humala caiu dois pontos em relação à sondagem anterior, há uma semana, e Flores caiu um ponto. Em terceiro está o ex-presidente social-democrata Alan García (1985-1990), com 23%, um ponto acima em relação à pesquisa anterior.

No segundo turno, Flores venceria com 55%, contra 45% de Humala. Se enfrentasse García no segundo turno, o militar reformado teria 51% contra 49% do ex-presidente, que terminou o mandato em meio a uma forte crise econômica. O crescimento de Humala, que tem apoio político do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afetou os capitalistas peruanos de maneira negativa, devido à ameaça de rever os contratos com empresas estrangeiras.

Flores é a favorita dos investidores norte-americanos e afirma que manterá as condições para atrair investimentos estrangeiros. A pesquisa foi realizada entre 29 e 31 de março com cerca de 2.000 pessoas em todo o país, e tem margem de erro de 2,2% para cima ou para baixo, e nível de confiança de 95%.