Nacionalidade brasileira é a segunda mais “cool” do mundo, aponta pesquisa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 7 de setembro de 2011 as 12:39, por: cdb

A rede social Badoo.com convocou internautas de todo o mundo para responder à pergunta: “Qual a nacionalidade mais cool do mundo?”. Trinta mil pessoas, de 15 países, elegeram os norte-americanos como vencedores e os brasileiros em segundo lugar. Em seguida, aparecem os espanhóis, os mais cool dentre os europeus.

Além do segundo posto do ranking, o Brasil – conhecido mundo afora como a terra do futebol, do samba e do carnaval e, nos últimos anos, também do presidente Lula – recebeu o título de mais cool da América Latina. O país ficou à frente dos mexicanos – em oitavo lugar – e dos argentinos – em nono.

EUA: os reis do cool  Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  Barack Obama, o líder mais ‘cool’ do mundo

Quanto aos norte-americanos, é claro que nem todos são cool. Alguns – como Lady Gaga, Johnny Depp e Quentin Tarantino – são muitos mais do que os demais. Mas os estadunidenses continuam sendo os inventores do termo “cool”, o qual empregam em muitas áreas – da música, dos filmes e da TV à tecnologia.

“O país ostenta o líder mais cool do mundo, Barack Obama; os rappers mais cool, Jay-Z e Snoop Dogg; e o cara mais cool da tecnologia, Steve Jobs, que fez até mesmo os nerds parecerem cool”, considera Lloyd Price, diretor de marketing do Badoo.

“Escutamos muito na mídia sobre antiamericanismo”, diz. “Mas às vezes nos esquecemos de quantas pessoas ao redor do mundo consideram os americanos realmente cool.”

Alemanha ainda não é pop

Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  Berlim foi eleita capital europeia mais ‘cool’

Na votação do Badoo, a Bélgica ficou em primeiro lugar entre as nações menos populares, seguida da Polônia, da Turquia, do Canadá e da Alemanha.

“A imagem que o mundo tem da Alemanha é a de um país com trabalhadores árduos e eficientes, com excelentes engenheiros e designers”, opina Price. “Por isso, os alemães aparentemente ainda não são considerados cool.”

Ele destaca, entretanto, que recentemente a revista Time apontou Berlim como a capital mais cool da Europa. O fusca, da Volkswagen, também é um dos carros mais cool do mundo. E, levando em conta o interesse por proteção ambiental, reciclagem e direitos humanos, então os alemães podem ser vistos como absolutamente cool, diz Price.

O ranking

Nacionalidades mais cool:
1. Americanos
2. Brasileiros
3. Espanhóis
4. Italianos
5. Franceses
6. Britânicos
7. Holandeses
8. Mexicanos
9. Argentinos
10. Russos

Nacionalidades menos cool:
1. Belgas
2. Poloneses
3. Turcos
4. Canadenses
5. Alemães

LPF/rtre
Revisão: Roselaine Wandscheer