Mutirão para cadastramento do Cartão SUS mobiliza usuários em Ipatinga

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 13:06, por: cdb

(26/03/2012) – Saúde públicaMutirão para cadastramento do Cartão SUS mobiliza usuários em Ipatinga

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atenderam a convocação da Prefeitura de Ipatinga e procuraram as Unidades de Saúde e o Serviço de Autorização Médica (SAM), no último sábado (24), para efetuar o cadastramento do Cartão SUS, documento que passará a ser exigido para qualquer tipo de atendimento, como consultas, exames e cirurgias. A determinação do Ministério da Saúde é que todos tenham o cartão até 2014, com um número único e válido em todo o Brasil.

O mutirão realizado pela Prefeitura de Ipatinga contou com a participação efetiva dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. A participação foi positiva na maioria das unidades. No bairro Canaã, que possui cerca de 26 mil usuários do SUS cadastrados, a Unidade de Saúde recebeu 5.340 usuários para realizar o cadastramento em apenas um dia de trabalho.

Após o mutirão, as 19 Unidades de Saúde e a Policlínica de Ipatinga continuam sendo pontos de apoio para efetuar o cadastro dos usuários. As instituições estão preparadas para gerar o número de identificação e o cartão nacional do SUS provisório, já que o documento definitivo é enviado posteriormente pelo governo federal à residência do usuário.

O número e o cartão provisório do usuário do SUS continuam sendo gerados no Departamento de Controle e Avaliação (Decav), no 5º andar da Prefeitura de Ipatinga, no período de 14h às 17h.

São exigidos os seguintes documentos (original ou xérox): carteira de Identidade (não é permitido carteira de motorista), certidões de nascimento ou casamento e comprovante de endereço. Maiores informações (31) 3829-8265 ou 8165.

Por: ACS/PMI