Mutirão chama a atenção para diagnóstico precoce do câncer

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 13:15, por: cdb

Por: Attilio Faggi Júnior

Com o objetivo de levar à população informações sobre como prevenir uma das doenças que mais mata no Brasil e no mundo, além da importância de um diagnóstico precoce, a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros realizará, no próximo dia 13 de abril, o I Mutirão de Prevenção ao Câncer. A iniciativa acontecerá graças à parceria entre Prefeitura de Montes Claros, 55º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Santa Casa, Inter TV Grande Minas, Universidade Estadual de Montes Claros, laboratórios Santa Clara e Siper e Projeto Presente.

Tendas serão montadas na Praça Doutor Carlos Versiani, no centro de Montes Claros, e a população terá acesso a informações a respeito de diversos tipos de câncer como os que afetam boca, mamas, próstata e pele; além de alguns exames gratuitos como mamografia para mulheres acima dos 50 anos e o PSA (Antígeno Prostático Específico), que possibilita o diagnóstico do câncer de próstata, para os homens com idade superior a 60 anos.

ALGUNS NÚMEROS – Só para se ter uma ideia, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, são registrados cerca de 1 milhão de novos casos de câncer de mama no mundo. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer preveem que haverá, em 2012, 52.680 novos casos de câncer de mama, no Brasil, sendo que a maior parte será diagnosticada na região Sudeste do país.