Mutirão cadastra moradoresno Programa Bolsa-Família

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 13:07, por: cdb

Mutirão cadastra moradoresno Programa Bolsa-Família

Mais de 350 pessoas foramcadastradas no Programa Bolsa-Família, no sábado, 24 de março, em mutirão deatendimento realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) dobairro Figueira, no segundo distrito de Duque de Caxias. A iniciativa,organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos(SMASDH), reuniu mais de 80 funcionários para atender as quase 400 pessoas quehaviam sido agendadas previamente. O resultado foi tão positivo, que por voltadas 12h, mais de 250 pessoas já haviam feito o cadastramento.

O atendimento no CRAS teveinício às 8 horas, com os funcionários trabalhando em diversas salas e no pátiodo equipamento. A demora para preencher os dados levava entre 30 a 50 minutos,dependendo do número de integrantes das famílias. Durante o mutirão, foramcadastrados moradores da Figueira de dos bairros vizinhos como Capivari, Amapáe Jardim Primavera, entre outros.

Sérgio Luís Fernandes Muros,de 46 anos, contou que chegou a dormir na fila de atendimento, devido a umaviso feito por um carro de som, que passou em sua rua anunciando que o últimodia para o cadastramento seria na quarta-feira anterior. “Isso aqui virou uminferno, por causa da notícia falsa”, contou Sérgio, que levou menos de duashoras entre a fila o fim do cadastramento. “Ele só demorou um pouco mais porquetem 12 pessoas na família e temos de pegar os dados de todas elas”, observou asecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Roseli Duarte.

Um outro mutirão foimontado no CRAS para alimentar os funcionários em serviço, com refeiçõesvariadas e balanceadas, sob a supervisão da professora Ana Lúcia Almeida, daEquipe de Nutrição da SMASDH. O preparo dos alimentos foi acompanhado pelaestagiária de nutrição Diorlene Mesquita, que caprichou nos pratos e nassobremesas, para satisfazer todos os gostos.

O atendimento, que estava previstopara terminar à 16h, foi suspenso pouco depois das 15h, quando não havia maisprocura pelo serviço. Para a secretária Roseli Duarte, o mutirão foi umademonstração de respeito pelos usuários. “Fizemos um atendimento ordeiro eeficiente, onde todos os presentes tiveram o cadastro concluído, tudo de formapré-agendada, como sempre fazemos em todos os CRAS. Quando inauguramos oequipamento do Jardim Primavera, a demanda deste bairro deverá serreduzida”,observou Roseli.

O Programa Bolsa-Família éuma iniciativa do Governo Federal executada em parceria com as prefeiturasmunicipais. Em Duque de Caxias, como forma de descentralizar o atendimento, ocadastramento é feito na forma de agendamento prévio, tanto na sede daSecretaria, quanto nos seis CRAS existentes na cidade. O trabalho é permanente,sem necessidade de aglomeração ou filas para atendimento.

Abaixo a relação dos CRASonde o usuário pode fazer o cadastramento:

CRAS DE PARADA MORABI – Av. Vitória, s/n – JardimAnhangá

CRAS DO JARDIM GRAMACO – Av. Pistoia s/n – JardimGramacho

CRAS DA FIGUEIRA – Rodovia Washington Luiz, s/n – Figueira

CRAS DO BEIRA-MAR – Rua Francisco Alves, s/n –Parque Beira-Mar

CRAS DO PILAR – Av. Presidente Kennedy, Lt. 10 –Qd. 43 –Pilar

CRAS DE IMBARIÊ – Av. Feliciano Sodré, s/n –Imbariê

Texto: Nelson Soares

Fotos: Antônio Carlos Oliveira e Márcio Leandro

Palavras-chave

nonon nonon nonon non