Municípios do Rio atingidos pelas chuvas encaminham relatório de perdas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 17 de janeiro de 2007 as 11:24, por: cdb

Os relatórios de avaliação de danos, os chamados Avadans, dos 27 municípios do Estado do Rio atingidos pelas chuvas sertão entregues nesta quarta-feira à Secretaria Nacional de Defesa Civil em Brasília. O vice-governador e secretário de Obras do Rio, Luiz Fernando Pezão, e o subsecretário de Defesa Civil, coronel Pedro Machado, acertaram o prazo durante reunião realizada na última segunda-feira.

O Governo do Estado está dando suporte técnico aos municípios, para que possam preencher corretamente os relatórios e agilizar a liberação dos recursos para socorro às cidades. Na semana passada, foram entregues à Secretaria Nacional de Defesa Civil os Adavans referentes aos danos provocados na malha rodoviária estadual.

O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, se reúne nesta quarta-feira, em Nova Friburgo, na Região Serrana, com os representantes da força-tarefa formada pela Secretaria de Estado de Agricultura.

Este é o segundo encontro da força-tarefa, que foi criada para levantar e mensurar as perdas ocorridas na agricultura e pecuária com as fortes chuvas dos últimos dias. O primeiro aconteceu em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, na última semana.

De acordo com o secretário, estarão presentes também secretários municipais de Agricultura de diversos municípios, sindicatos, associações e cooperativas rurais, além de produtores de hortaliças.

A força-tarefa iniciou há uma semana diagnóstico nas regiões Serrana e Norte-Noroeste para avaliar os danos. No estado do Rio, existem cerca de 60 mil produtores rurais. Mais de 10 mil financiam suas produções por meio do crédito rural. Cerca de 9 mil agricultores obtêm empréstimo através do Pronaf.