MST invade agência do BB em Buritis

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de setembro de 2001 as 17:54, por: cdb

Um grupo de 100 trabalhadores rurais ligados ao MST invadiu na tarde desta quarta-feira a agência do Banco do Brasil na cidade de Buritis (noroeste de Minas Gerais), onde familiares do presidente Fernando Henrique Cadoso possuem uma fazenda. Essa propriedade já foi alvo de, pelo menos, três tentativas de ocupação, nos últimos anos. Segundo a Polícia Militar, os trabalhadores quebraram as portas da agência, após o almoço, e se acomodaram dentro do prédio, armados de foices de facões. O comando da PM cercou a área e solicitou reforço ao Batalhão da corporação, na cidade vizinha de Unaí.

Um dos líderes dos MST na região, Gilmar de Oliveira, informou que a ocupação da agência é por tempo indeterminado. O objetivo é o de pressionar o Governo Federal a renegociar dívidas e liberar financiamentos para assentados.

Na segunda-feira, 600 trabalhadores já haviam tomado um galpão de 500 metros quadrados, ao lado da Prefeitura de Buritis. O galpão, ainda ocupado pelos sem-terra, pertence à administração municipal.