Movimentos iniciam Fórum pela libertação nacional dos palestinos

Arquivado em:
Publicado Quinta, 29 de Novembro de 2012 às 13:12, por: CdB

(1’55” / 451 Kb) - Mais de três mil pessoas devem participar do Fórum Social Mundial Palestina Livre (FSMPL), iniciado nesta quinta-feira (29) em Porto Alegre (RS). Pelo menos 36 países estão representados na atividade, que promove a luta pela libertação nacional dos palestinos.

A abertura do Fórum coincide com os 65 anos da primeira resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a partilha da região da Palestina em dois estados. Na mesma data, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, apresenta pedido de reconhecimento como estado observador da ONU, ao Conselho de Segurança do órgão.

Nas questões envolvendo disputa de território na região, “a ONU precisa ser cobrada, mas não dá para alimentar ilusões”. Esta é a avaliação de Marcelo Buzetto, professor de Geopolítica da Fundação Santo André.

“A ONU é dominada pelas potências imperialistas, e todas elas são favoráveis a Israel. Os palestinos devem sim pressionar a ONU sempre, mas eles devem contar com suas próprias forças e com a solidariedade internacional.”

As discussões durante os três dias de Fórum estão focadas no fim da ocupação e colonização israelense em todas as terras árabes e garantia de igualdade plena dos direitos fundamentais dos cidadãos árabe-palestinos que vivem em Israel.

Os movimentos sociais também defendem proteção dos refugiados palestinos para que possam regressar às suas casas e propriedades. Estimativas asseguram que existem cerca de 5 milhões de palestinos refugiados no mundo inteiro.

Há duas semanas, após ofensiva do exército israelense, ao menos 130 pessoas morreram e outras 800 ficaram feridas em Gaza. Em Israel, ataques do grupo Hamas resultaram em cinco mortes.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

29/11/12

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo