Movimento por justiça a João Hélio toma conta do Orkut

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de fevereiro de 2007 as 17:30, por: cdb
Atualizado em 14/11/16 19:48

Diversos internautas passaram a exibir, nesta semana, uma flor vermelha em diferentes ferramentas virtuais de comunicação. A imagem divulgada no site de relacionamentos Orkut e no comunicador instantâneo MSN Messenger tem como finalidade prestar uma singela homenagem a João Hélio Fernandes Vieites, 6 anos, que morreu na última quarta depois de ficar preso no cinto de segurança e ser arrastado em um assalto. A irmã de João já fez sua parte criando a comunidade “Joãozinho pede Justiça”.

Usuários do MSN Messenger passaram a utilizar, na frente de seus nomes, o símbolo (f), que exibe uma rosa vermelha. Já no Orkut, os internautas colam a imagem dessa mesma flor na página de recados de seus contatos. Outros membros dessa rede social vão além: substituem suas fotos pela rosa que homenageia o garoto.

Entre as comunidades no Orkut a que mais toca os internautas é a feita pela irmã de João, Aline, 13 anos. “Joãozinho pede justiça”, com mais de 9 mil membros, criada no último dia 9. O texto diz:

“O objetivo dessa comunidade é pedir para que todos votem para que a maioridade penal caia.Uma espécie de abaixo assinado. O assassino Tiago pode pegar somente 3 anos no máximo de reclusão em centro de reabilitação,tendo feito tamanha BARBARIDADE. CADÊ A JUSTIÇA? Deixamos claro,que isso não trará nosso Joãzinho de volta,mas previnirá que outros crimes como esse aconteçam. Seu voto será sua participação.”

A outra comunidade é Luto – Jão Hélio, com mais de 37 mil membros. “Vamos fazer uma homenagem a João Hélio Fernandes, 6 anos, que morreu sendo arrastado, na quarta-feira, no Rio de Janeiro. Coloque uma rosa no seu ORKUT, no seu MSN e repasse esta mensagem. Esta violência tem que acabar. Façamos este protesto silencioso. Se nos unirmos em torno do protesto contra algo tão revoltante, seremos um bloco que fará alguma diferença”, diz uma mensagem da comunidade.

Mensagens de solidariedade de pessoas desconhecidas à barbárie feita com João também lota as páginas de recados dos membros dos site mais popular do Brasil. Entre as mensagens está: “Vamos fazer uma homenagem a João Helio Fernandes, 6 anos q morreu sendo arrastado por 6 km quarta feira no R J coloque uma rosa vermelha no link do msn e orkut e repasse esta mensagem aos seus contatos.Esta violencia tem q acabar. Este será uma ATO DE AMOR AO PRÓXIMO, eu já mudei minha imagem de exibiçao do orkut, ja ja aparecerá, Se puder, faça isso também vc, será somente por 3 dias, e é um protesto silencioso e uma forma de nos unirmos aos familiares enlutados com este hediondo e bárbaro crime. Obrigada por sua Generosidade e humanismo, como cristãos que somos! Deus os Abençoe…”.