Mostra enfoca universo feminino na Biblioteca Viriato Corrêa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 15:25, por: cdb

Mostra enfoca universo feminino na Biblioteca Viriato Corrêa

A Biblioteca Viriato Corrêa exibe entre entre os dias 2 e 11 de março a mostra “Agora é Que São Elas”. Serão exibidos 10 filmes que tem como foco principal a figura feminina e a maneira como a mulher é encarada em sociedade em diversas épocas. A entrada é franca.

Para celebrar o mês das mulheres, cuja comemoração é realizada no dia 8 de março, a Biblioteca Viriato Corrêa oferece entre os dias 2 e 11 de março a mostra Agora é Que São Elas, com projeções em DVD.

 

Serão exibidos 10 filmes que tem como foco principal a figura feminina e a maneira como a mulher é encarada em sociedade em diversas épocas. Abre a mostra, no dia 2, às 16h, o elogiado Na Cidade de Sylvia, dirigido pelo espanhol José Luis Guerín, que registra a busca de um rapaz por uma mulher pela qual se apaixonou perdidamente anos antes.  No dia seguinte, às 18h, o público assiste ao filme Angelina Jolie no papel principal de A Troca, na qual interpreta uma forte mulher, que busca desesperadamente seu filho misteriosamente desaparecido.

 

Do polêmico diretor espanhol Pedro Almodóvar, será exibido Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, dia 4, às 18h. No longa-metragem, uma mulher grávida tem sua casa invadida pela esposa de seu ex-amante e por outras pessoas.

 

O filme brasileiro O Céu de Suely, com sessão dia 3, às 16h, é dirigido por Karim Ainoüz e ambientado no sertão nordestino. O enredo se baseia na vida de uma mulher, vivida pela atriz Hermila Guedes, que rifa uma noite de amor com ela mesma para obter recursos para deixar sua cidade natal.      

 

Confira a programação completa

 

Na Cidade de Sylvia
(En la Ciudad de Sylvia, Espanha, 2007, 84 min). Dir.: José Luis Guerín. Com Pilar López de Ayala, Xavier Lafitte, Tanja Czichy e outros. 16 anos.
Rapaz viaja à cidade francesa de Estrasburgo em busca de uma mulher que conheceu anos antes e por quem se apaixonou. Sentado na mesa de um café, ele observa todas as mulheres que passam e, quando finalmente acredita ter encontrado a amada, percorre as ruas da cidade atrás dela.
| Dia 2, 16h

 

Uma Mulher Sob Influência
(A Woman under the Influence, EUA, 1974, 155 min). Dir.: John Cassavetes. Com Gena Rowlands, Peter Falk, Fred Draper. 12 anos.
Homem é obrigado a hospitalizar sua esposa e tem que assumir o controle da casa depois que as crises de loucura dela passam a afetar os filhos.
| Dia 2, 18h

 

O Céu de Suely
(Brasil, 2006, 90 min). Dir.: Karim Ainoüz. Com Hermila Guedes, João Miguel, Georgina Castro e outros. 16 anos.
Para ganhar dinheiro e deixar a cidadezinha em que vive no Nordeste na companhia de seu filho pequeno, mulher decide fazer uma rifa cujo prêmio é uma noite de amor com ela.
| Dia 3, 16h

 

A Troca
(Changeling, EUA, 2008, 141 min). Dir.: Clint Eastwood. Com Angelina Jolie, Gattlin Griffith, John Malkovich e outros. 16 anos.
Certa manhã na cidade de Los Angeles, em 1920, uma telefonista, ao acordar, percebe que o filho desapareceu e inicia uma peregrinação desesperada em sua busca.
| Dia 3, 18h

 

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
(Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios, Espanha, 1988, 89 min). Dir.: Pedro Almodóvar. Com Carmen Maura, Antonio Banderas, Julieta Serrano. Livre.
Atriz grávida tem sua casa invadida pela mulher de seu ex-amante, pelo filho dele na companhia da namorada e por uma amiga que teme ser presa por ter se envolvido com um terrorista.
| Dia 4, 18h

 

Vida de Menina
(Brasil, 2004, 101 min). Dir.: Helena Solberg. Com Ludmila Dayer, Daniela Escobar, Dalton Vigh e outros. Livre.
Pouco após a abolição da escravatura e a Proclamação da República no Brasil, mulher escreve um diário em que revela os dramas adolescentes e as transformações pelas quais o país passava.
| Dia 9, 16h

 

A Menina Santa
(La Niña Santa, Argentina/Itália/Espanha, 2004, 106 min). Dir.: Lucrecia Martel. Com Mercedes Morán, Carlos Belloso, Alejandro Urdapilleta. 14 anos.
A filha de uma mulher divorciada estuda em colégio católico e espera descobrir a sua verdadeira vocação religiosa. Em uma conferência médica no hotel de sua família, ela conhece um doutor e descobre que sua missão é salvar os homens do pecado.
| Dia 9, 18h

 

Cléo de 5 às 7
(Cléo de 5 à 7, França/Itália, 1962, 90 min). Dir.: Agnès Varda. Com Corinne Marchand, Antoine Bourseiller, Dominique Davray e outros. 14 anos.
Jovem cantora espera o resultado de seus exames médicos e, durante duas horas, passa da superstição ao medo de ter câncer, da frivolidade à angustia, enquanto caminha pelas ruas de Paris, França.
| Dia 10, 16h

 

Oito Mulheres
(8 Femmes, França, 2002, 103 min). Dir.: François Ozon. Com Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Emmanuelle Béart e outros. 14 anos.
Em uma casa de campo na França, isolada pela neve, o patriarca de uma família é encontrado morto com uma faca nas costas e, entre as oito mulheres presentes, que vão desde familiares a empregadas, todas têm motivos para querer sua morte.
| Dia 10, 18h

 

Bom Trabalho
(Beau Travail, França, 1999, 92 min). Dir.: Claire Denis. Com Denis Lavant, Michel Subor, Grégoire Colin. 14 anos.
Oficial da Legião Estrangeira Francesa comanda um grupo de jovens soldados no Golfo de Djibuti até que um novo e bem-humorado recruta ocupa seu lugar, despertando nele um desejo de vingança.
| Dia 11, 18h

 

Serviço

 

Agora é Que São Elas

Data: 2 a 11 de março

Local: Biblioteca Pública Viriato Corrêa

Endereço: Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana

Telefone: 5573-4017 ou 5574-0389

Grátis