Mortes por tornados sobem para 17 nos Estados Unidos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2007 as 14:18, por: cdb

Uma série de tornados que atingiu os Estados americanos de Alabama, Georgia e Missouri deixou pelo menos 17 pessoas mortas, segundo dados contabilizados até a manhã desta sexta-feira. A cidade mais afetada foi Enterprise, no Alabama, onde um tornado destruiu uma escola.

O teto desabou e deixou alunos e professores presos sob a estrutura. Seis pessoas morreram na cidade, cinco delas nessa escola. Imagens de TV mostraram helicópteros pousando ao lado da escola destruída, ao lado de árvores arrancadas do solo. À medida que o tornado viajava, a cerca de 80 km/h, a destruição ia deixando feridos, no total de 40 pessoas. Pelo menos outra pessoa teria morrido no Estado.

Na Geórgia, tempestades que atingiram um hospital deixaram dois mortos. Não está claro se as vítimas eram pacientes ou funcionários. Outras sete pessoas já morreram em outras partes do Estado. No Missouri, outras duas pessoas morreram, incluindo uma menina de sete anos de idade, que teve a casa atingida na região rural de West Plains.

O presidente americano, George W. Bush, já ofereceu ajuda federal para os Estados de Missouri e Alabama. Um porta-voz da Casa Branca expressou “profunda tristeza” pela tragédia. Também há relatos da passagem de tornados pelos Estados do Kansas e Arkansas, destruindo casas e serviços. Uma subestação de energia elétrica na divisa entre Missouri e Kansas foi destruída.

Uma série de tempestades se formou, atingindo desde Minnesota, no norte, até Louisiana, na Costa do Golfo. Essa série de tempestades se moveu a partir do oeste norte-americano, onde já provocou nevascas desde o Estado de Washington até o Colorado.