Moradores de cidades brasileiras sentiram reflexos de terremoto na Argentina

Arquivado em:
Publicado Sábado, 01 de Janeiro de 2011 às 12:05, por: CdB

>
01/01/2011Moradores de cidades brasileiras sentiram reflexos de terremoto na Argentina

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

São Paulo - Moradores de cidades do interior de São Paulo, do Paraná e de Brasília relataram ter sentido a terra tremer esta manhã (1º). A informação consta do site da agência norte-americana de pesquisa geológica (do inglês USGS), que associa os relatos a um terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu a região norte da Argentina, hoje (1º) cedo.

De acordo com o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica da Argentina, o terremoto foi detectado às 6h56, horário local, e seu epicentro ocorreu na cidade de Campo Gallo, na província de Santiago Del Estero, a cerca de 960 quilômetros a noroeste da capital argentina, Buenos Aires. Apesar da intensidade do tremor, não há, até o momento, registros de vítimas ou grandes danos.

Entre os brasileiros que dizem ter sentido o tremor, há relatos de moradores de Brasília (DF), de Nova Friburgo (no Rio de Janeiro, a 2.142 quilômetros do epicentro), de Campinas e Marília, no interior de São Paulo, e de Londrina e de Rio Negro, no Paraná. Além das localidades argentinas, o abalo foi sentido também no Chile.

A funcionária pública Elizabete Lacerda Sales, moradora do bairro Jardim Pauliceia, em Campinas, disse que estava deitada no sofá quando começou a sentir um “leve balanço” que durou cerca de 15 segundos. “Não deu nem tempo de sentir medo. Quando eu caí na real, [o tremor] já havia acabado”, disse Elizabete à Agência Brasil, por telefone. De acordo com ela, ao menos uma outra vizinha diz ter sentido a mesma coisa. Funcionários da Defesa Civil estiveram no prédio em que Elizabete mora, mas não constataram nenhum problema.

Edição: Lílian Beraldo
 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo