MONTI COMEMORA DEBATE DO CONSELHO EUROPEU SOBRE CRESCIMENTO

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2012 as 10:58, por: cdb

BRUXELAS, 2 MAR (ANSA) – O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, comemorou hoje as discussões do Conselho Europeu, que, segundo ele, “pela primeira vez em dois anos” se dedicaram “ao crescimento e ao emprego”.
   
“Estou satisfeito porque eram dois anos” que um encontro da União Europeia (UE) “não se dedicada a temas diferentes da crise financeira”, afirmou. “Esperamos sua saída [da crise] um pouco de cena. Esperamos [que seja] para sempre”, emendou.
   
O premier também expressou satisfação com as indicações dadas na reunião para o crescimento, após o encontro entre os líderes europeus que terminou hoje em Bruxelas.
   
O presidente da França, Nicolás Sarkozy, concordou com seu colega italiano, afirmando que “não há mais” certos “elementos de fraqueza” da crise, e elogiou a situação da Itália.
   
“O governo Monti tomou decisões que permitiram abaixar a tensão”, avaliou o mandatário francês.
   
Hoje, o Conselho Europeu aprovou o Pacto de Estabilidade Fiscal, conhecido como “regra de ouro”, que impõe aos Estados uma disciplina sobre as finanças públicas limitando o déficit a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) e a dívida pública a 60% do PIB. Reino Unido e República Checa ficaram de fora do acordo. (ANSA)