Mogi recebe 22 municípios em reunião mensal do comitê de educação integral

Arquivado em:
Publicado Quinta, 01 de Março de 2012 às 14:22, por: CdB

Aberta pela palestra “Educação e seus dilemas nos tempos de hoje” com o prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão, a Reunião Mensal do Comitê Estadual de Educação Integral em Mogi das Cruzes reuniu 22 municípios dispostos a trocar ideias e encontrar novos caminhos para a oferta de educação integral em tempo integral para crianças e jovens. No encontro, realizado na manhã desta quinta-feira (01/03) no Cemforpe (Centro Municipal de Formação Pedagógica Prof. Boris Grinberg), foi apresentada a candidatura de Mogi como sede do III Seminário Estadual de Educação Integral.

“Trazer o seminário para nossa cidade é dar possibilidade para termos ainda mais palestras como a de hoje e a oportunidade para que os colaboradores tragam suas experiências, o que enriquecerá ainda mais o trabalho que temos feito”, observou Maria Geny Borges Avila Horle, secretária municipal de Educação. Além dos representantes de outras cidades, as equipes gestoras da rede municipal também assistiram à palestra.

O palestrante apontou a necessidade de encontrar um novo significado para o que é ser professor com o objetivo de se viver educação como verdadeira vocação. “Não adianta grandes propostas de mudança, se não começamos da base”, disse. Brandão também destacou a importância de todo o município se envolver na educação de seus cidadãos. “O município deve ser educador. O município inteiro, seja em seus mais diversos segmentos, deve ser um pólo de divulgação de cultura e conhecimento”, completou.

Este já é um caminho seguido pela rede municipal mogiana, os alunos freqüentam espaços da cidade, como clubes, parques e teatros. “A palestra é orientadora da própria organização da escola. Nosso município acredita nas diretrizes que o professor Brandão nos apresentou em sua palestra. Este foi uma oportunidade para que os diretores, não só os de tempo integral, possam reforçar que estamos no caminho certo”, disse Maria Geny. Atualmente, Mogi atende cerca de 15 mil alunos (Educação Infantil e Ensino Fundamental) em tempo integral.

Além das novas ideias sobre a educação, mais um motivo trouxe Carlos Rodrigues Brandão à cidade. O professor é neto de Joaquim Augusto Suzano Brandão, engenheiro chefe da ferrovia em Mogi das Cruzes. Seu pai, Joaquim Rodrigues Bandão nasceu na cidade. O palestrante conheceu a casa onde sua família viveu no início do século XIX e deve retornar a cidade em maio para acompanhar a Festa do Divino Espírito Santo. (KCB)

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo