Módulo da pré-aposentadoria terá início

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 11:43, por: cdb

Um momento de convivência e de troca de experiências vividas durante os anos de trabalho. Essa é uma das propostas do Programa de Pre-Aposentadoria realizado pela Secretaria de Recursos Humanos desde 2010 para garantir aos servidores prestes a se aposentar uma transição tranquila. A mudança brusca de vida, diante de uma nova rotina, pode causar efeitos indesejáveis sob o ponto de vista psicológico.

Desde que foi iniciado, o Programa de Pré-Aposentadoria já atendeu 90 servidores e, agora, novos grupos serão formados para 2012. Os interessados já podem se inscrever na Divisão de Serviço Social e Benefícios. De acordo com a chefe do setor, Sivone Caetano Vilella, estão sendo enviadas mensagens via e-mail para convidar os novos participantes.

Rossi: há um importante ganho com o programa

Para quem acha que aposentadoria é o fim da linha, o programa mostra que é possível desenvolver novos projetos, com finalidades diversas, até mesmo profissionalmente. Por isso, um dos temas abordados na programação é o empreendedorismo. “Muita gente parte para alguma atividade que possa render um ganho extra e, para auxiliar, nós contamos com especialistas que explicam como se tornar um empreendedor”, informa Sivone.

Para o secretário de Recursos Humanos, Carlos Umberto Rossi, um dos grandes ganhos do programa está na preparação psicológica do servidor para enfrentar essa quebra de rotina de muitos anos. “Muitas vezes, ele nem sabe como lidar com o tempo livre, já que não terá mais aquele compromisso com horário marcado, dentre outras coisas”, aponta o secretário.

O programa, diz Rossi, é ainda mais abrangente e possibilita refletir sobre outros horizontes. “Até mesmo para quem pretende levar uma vida mais tranqüila, dedicando mais tempo ao lazer, à prática de atividades físicas ou culturais, as dicas são bastante providenciais”, comenta Rossi.

Para participar do novo módulo do programa, os servidores devem estar no prazo de até três anos da aposentadoria e fazer sua inscrição pelos telefones 4589-8750 ou 4589-8734.

Foto: Dorival Pinheiro Filho