Mistura de álcool na gasolina sobe para 25% e preço deve cair

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 31 de maio de 2003 as 10:19, por: cdb

O aumento do percentual de álcool na gasolina – de 20% para 25% – passa a valer a partir do próxomo domingo . A mudança pode representar uma redução de 3% no preço final do combustível.

Os consumidores, no entanto, não têm muito o que comemorar. Em fevereiro, o governo havia reduzido o percentual de 25% para 20%, o que provocou um aumento de cerca de 3% no preço da gasolina. Agora, a expectativa é que esse aumento seja apenas “devolvido” aos motoristas.

Essa diferença no preço se deve ao fato de o álcool ser mais barato que a gasolina. Ou seja, quanto maior o percentual dele na mistura, mais barata ela fica. Alguns motoristas costumam até aumentar o percentual por conta própria, fazendo o chamado “rabo de galo”, o que pode prejudicar a parte mecânica dos veículos, já que os motores são regulados para trabalhar com um limite de álcool.

Segundo o Ministério da Agricultura, a redução no percentual, que vigorou por quatro meses, se deveu a um acordo entre governo e usineiros, que alertaram para o risco de falta do produto no mercado. Agora, as usinas estão antecipando em um mês a moagem da cana-de-açúcar para garantir o abastecimento.