Missão dos EUA com destino a Marte é adiada

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 8 de junho de 2003 as 18:29, por: cdb

O lançamento de uma nova missão dos Estados Unidos com destino a Marte, marcado para este domingo, foi adiado por causa do mau tempo na estação de Cabo Canaveral, na Flórida.

O foguete Delta II deveria subir pouco depois das 15h (de Brasília), levando Spirit, o primeiro de dois robôs criados para explorar a superfície do Planeta Vermelho.

A Nasa, a agência espacial americana, adiou o lançamento – o primeiro dos dois que devem acontecer este mês – para a próxima segunda-feira à tarde.

As missões americanas ficaram para trás em relação às européias. A Mars Express e a Beagle 2 deixaram a base de Baikonur, no Casaquistão, na última segunda-feira.

Água

A corrida a Marte acontece porque o planeta está atualmente em uma posição favorável a uma aproximação rápida e eficiente vinda da Terra.

As missões americanas vão a Marte estudar sua geologia, procurando sinais químicos que poderiam confirmar que já existiu água abundante na superfície do planeta.

A nova geração de robôs é uma versão maior e mais poderosa da Sojourner, que fez parte da missão Pathfinder, enviada pela Nasa a Marte em 1997.

– Os instrumentos a bordo, combinados com a grande mobilidade do equipamento, vão oferecer um panorama totalmente novo de Marte, incluindo visão microscópica dentro de rochas pela primeira vez – disse Ed Weiler, administrador da Nasa para ciência espacial.

– Entretanto, missões para Marte se mostraram muito mais arriscadas do que as enviadas a outros planetas – acrescentou.

– Historicamente, duas em cada três missões, de todos os países, que tentaram entrar em Marte, terminaram em fracasso.

– Fizemos tudo o que pudemos para assegurar que a nossa terá todas as chances de sucesso – afirmou.