Miro Teixeira quer plebiscito para escolher sistema eleitoral

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 10:01, por: cdb

Já mencionamos aqui, neste blog, a proposta do deputado Miro Teixeira (PDT/RJ) que prevê a realização de um plebiscito sobre que Reforma Política a população deseja.

O texto preparado por Miro propõe a ampliação, nas eleições de 2012, do horário de propaganda eleitoral no rádio e TV, e não em 2014, como vem sendo veiculado na imprensa. O tempo adicional será usado para debater o conteúdo da reforma política. No plebiscito, os eleitores teriam de escolher entre voto distrital – o distritão; voto distrital misto; a manutenção do voto proporcional como está; ou a adoção do voto em lista. Decidiriam, também, sobre o financiamento de campanha: privado como é hoje; exclusivamente público; ou misto, como nos EUA.

Miro disse à imprensa já contar com o apoio do PMDB (acertado com Michel Temer), PSDB, PR e PTB. O texto de Miro, no entanto, se apresentado, pode paralisar a votação da proposta relatada na Câmara pelo deputado Henrique Fontana (RS), vice-líder da bancada do PT e relator da Comissão Especial da Reforma Política (leia mais neste blog). Diante de tantas questões na mesa, fomos diretamente à fonte, conversar com o deputado pedetista para conhece melhor a sua proposta.

Deputado, por que a proposta do plebiscito?