Ministro indonésio descarta moratória

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de janeiro de 2005 as 10:01, por: cdb

A Indonésia não precisa de três meses de moratória de sua dívida externa, que o Clube de Paris, formado por credores internacionais, ofereceu ao país.

– Não precisamos mais de uma moratória – informou o ministro da Economia, Aburizal Bakrie, ao jornal Bisnis Indonesia nesta terça-feira.

Os 19 membros do Clube de Paris aceitaram uma moratória de três meses ao país, enquanto o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional avaliaram os custos da recuperação do desastre.

Jacarta deve 48 bilhões de dólares aos credores do Clube de Paris e tem de pagar mais de 4,5 bilhões de dólares em dívida e juros neste ano. O custo estimado para a reconstrução de Aceh é de 4,5 milhões dólares durante os próximos três anos. Bakrie disse que, devido aos doadores internacionais terem dado uma generosa ajuda na última semana, Jacarta não precisa de uma moratória.

Eles receberam 1,7 bilhão de dólares em auxílio para ajudar na reconstrução de Aceh, que teve quase todas das 174 mil mortes do país no tsunami do dia 26 de dezembro. O pacote de ajuda teve mais de 1,2 bilhão de dólares em doações e 500 milhões em empréstimos.