Ministro da justiça anuncia princípios de segurança pública

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 30 de maio de 2003 as 15:55, por: cdb

A responsabilidade da segurança pública no Brasil é do governo federal, que a partilha com os governos estaduais. Este é o primeiro princípio da segurança pública no país apontado pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

O ministro cita mais dois princípios em que se baseia a política de segurança Brasil: um deles diz que, sem prevenção, não adianta repressão.

– Enquanto não tivermos um trabalho eficaz, eficiente e abrangente, para pelo menos lançar as bases de uma política de massas, onde a maioria tenha acesso aos bens fundamentais da vida, não chegaremos longe só com repressão – disse o ministro.

O terceiro princípio, de acordo com o ministro, é que o país vive uma crise institucional. Ele afirmou que não adianta aumentar as penas e endurecer o regime, todas as vezes que acontecer uma tragédia.

Ele defende a reestruturação das instituições, a aplicação da justiça e o combate à criminalidade, a reconstrução de instituições como a polícia, o poder judiciário e prisional. O ministro participou, em São Paulo, da solenidade de assinatura do convênio que insere o estado no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).