Ministro da Defesa confirma três novos comandantes militares

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007 as 18:26, por: cdb

O Ministério da Defesa confirmou, nesta sexta-feira, o nome dos três novos comandantes militares. Segundo informações do Palácio do Planalto, o critério utililizado na escolha dos novos ministros das pastas militares foi da antiguidade.

O novo comandante do Exército vai ser o general Enzo Martins Pery, que substituirá o general Francisco Albuquerque. No caso da Marinha, o escolhido é o almirante Julio Soares Moura Neto, que entrará no lugar de Roberto de Guimarães Carvalho; e na Aeronáutica será o brigadeiro Juniti Saito, que vai substituir Luiz Carlos Bueno.

Enzo Martins Pery, escolhido para o comando do Exército, é engenheiro e já foi diretor do Departamento de Engenharia de Construção. Quando houve a crise das rodovias, e foi necessária a operação tapa-buraco, ele foi escolhido para a tarefa. Renato César Tibau da Costa também estava cotado para o comando do Exército.

Desgastado pelos atrasos no vôos, o brigadeiro Luiz Carlos Bueno deixa o comando da Aeronáutica. O escolhido para o seu lugar, Juniti Saito, será o primeiro nissei – filho de japoneses – a ocupar uma posição de comando militar no Brasil. Saito era chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.