Ministra diz que Brasil vai convocar cúpula para discutir clima

Arquivado em:
Publicado Terça, 06 de Março de 2007 às 13:48, por: CdB

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse na segunda-feira que o Brasil está disposto a convocar uma reunião de cúpula de ministros do Meio Ambiente e Relações Exteriores de pelo menos 15 países para tratar da governança ambiental global. De acordo com a ministra, a cúpula não terá caráter deliberativo e deverá  reunir informações ambientais sobre os  países participantes. A idéia é fazer um evento semelhante à ECO 92, encontro da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado em 1992 no Rio de Janeiro.

- Nós vamos discutir as questões das mudanças climáticas, buscando um novo acúmulo para um segundo período de compromissos onde nós pudéssemos construir um processo que seja pactuado entre as nações, a exemplo do que nós tivemos em 92, no Rio de Janeiro -, afirmou.

Caso aconteça, Marina Silva sugere que a cúpula seja realizada no meio do ano, quando se comemora os 15 anos da Rio 92 . Ela ressalta que "a única coisa que nós queremos é que essa reunião já possa refletir um processo interno. Um amadurecimento nos países".

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) sugere que seja realizada uma outra reunião para discutir as questões climáticas mundiais, mas segundo a ministra, essa não contará com a liderança do Brasil.

De acordo com a ministra, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, durante encontro com diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, que  na reunião do G8 + 5 "vai tratar com muita ênfase a questão das mudanças climáticas e as contribuições que o Brasil já aporta e continuará aportando para essa questão". O G8 é um grupo que reúne os sete países mais desenvolvidos do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá), mais a Rússia. Já os cinco diz respeito aos países emergentes: Brasil, China, Índia, México e África do Sul.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo