Mina de carvão explode e mata 35 pessoas na China

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 23 de março de 2003 as 08:24, por: cdb

Uma explosão em uma mina de carvão no norte da China matou ao menos 35 mineiros neste domingo, conforme a rede de televisão estatal. O acidente foi provocado por vazamento de gás.

Não foram informados quantos mineiros ainda estavam desaparecidos, mas a agência oficial Xinhua relatou mais cedo que 28 haviam morrido e 45 estavam desaparecidos. A rede de televisão informou que 15 mineiros sobreviveram à explosão na mina de carvão de Mengnanzhuang, na província de Shanxi.

Esse número de sobreviventes conta com um mineiro a mais do que o notificado pela agência, conforme a qual 87 mineiros estariam debaixo da terra quando a tragédia ocorreu, sem descrever maiores detalhes.

Ao menos 49 pessoas morreram em acidentes nas minas chinesas no mês passado. Um grupo de 35 mineiros perdeu a vida em uma explosão em uma mina de carvão na província de Guizhou, no sudoeste do país. Outro acidente em uma mina de Shanxi matou mais 14.

A industria de mineração da China é a maior do mundo mas está obsoleta. Cerca de 7 mil pessoas morreram em acidentes de mineração no ano passado.