Militares venezuelanos testam helicópteros russos

Arquivado em:
Publicado Terça, 04 de Abril de 2006 às 07:40, por: CdB

Militares venezuelanos inspecionaram, pela primeira vez, nesta terça-feira, os três helicópteros militares russos que chegaram nesta segunda. São os primeiros de uma encomenda de 33 aeronaves. Cerca de 16 delas devem ser entregues ainda neste ano. A Rússia deve vender também 100 mil rifles AK-47, sendo que 30 mil deles devem ser entregues aos venezuelanos ao longo do ano.

Em cerimônia na capital do país, Caracas, o presidente Hugo Chávez disse que os helicópteros seriam ideais para uma guerra de resistência - uma referência a sua preocupação de que os Estados Unidos podem querer invadir a Venezuela. O governo americano afirma que não tem planos nesse sentido, mas qualifica Chávez como uma ameaça à estabilidade da região.

Perda

O líder venezuelano disse que seu país pode comprar mais armamento russo, inclusive helicópteros de combate e aviões militares. Ele acusou os Estados Unidos de bloquearem esforços da Venezuela para comprar aeronaves do Brasil.

- A operação com o Brasil não deu certo porque (os aviões) usavam tecnologia americana e eles proibiram a venda para a Venezuela. É uma pena para o Brasil, porque era um bom negócio - disse Chávez.

O contrato de transferência de tecnologia entre a Embraer e os americanos prevê que, no caso de venda para terceiros, o negócio precisa ser aprovado pelos Estados Unidos. O contrato da Embraer com a Venezuela seria para a compra de 36 aviões, num valor de US$ 500 milhões.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo