Milícia da Al-Qaeda anuncia rendição em Tora Bora

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de dezembro de 2001 as 17:52, por: cdb

Rendição. Esta é a notícia divulgada pelos comandantes das forças anti-talibã que estão enfrentando membros do grupo Al-Qaeda na região de Tora Bora, no leste do Afeganistão, afirmando que os soldados da milícia de Osama Bin Laden estariam dispostos a se entregar e deixar suas posições nas montanhas.

Segundo informações vindas da frente de batalha, ainda haveria algum desentendimento entre líderes do Al-Qaeda sobre a decisão. Entretanto, o comandante anti-Talebã na área, Haji Zuman, disse que os seguidores de Bin Laden concordaram em entregar suas armas, mas ainda não se sabe se o dissidente saudita Osama Bin Laden está ou não na região.

De acordo com o correspondente da BBC Peter Greste – que está na área do conflito – tudo indica que ainda é cedo para se afirmar com certeza que a batalha em Tora Bora está encerrada. Mas, de acordo com as informações existentes até o momento, aparentemente seu fim está perto.

A oferta de rendição – sobre a qual ainda não há confirmação independente – veio depois que combatentes do Al-Qaeda teriam deixado muitos de seus esconderijos nas montanhas da região e as forças anti-talibã teriam expulsado os seguidores de Bin Laden de um montanha estratégica, bombardeando-os enquanto eles tentavam deixar a região e fugir para o Paquistão.