Milhares de palestinos comparecem às urnas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 9 de janeiro de 2005 as 12:28, por: cdb

Após dois meses da morte de Yasser Arafat, milhares de palestinos comparecem às urnas neste domingo, para escolher um novo presidente da Autoridade Palestina na primeira eleição desde 1996, marcada pela tranqüilidade e o comovente entusiasmo dos cidadãos, conscientes de viver um momento histórico.

Os locais de votação palestinos abriram as portas às 7h00 locais (3h00 de Brasília). Até o momento não foram registrados incidentes nos 1.074 pontos de votação distribuídos por Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

Apesar de não ter sido divulgado nenhum dado oficial sobre a participação, o fluxo de cidadãos aos diversos colégios eleitorais era constante e aumentou por volta do meio-dia.

No total, 1,8 milhão de palestinos têm direito a voto na eleição.

Salvo surpresas de última hora, Mahmud Abbas, de 69 anos, líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), vencerá a eleição com ampla vantagem sobre os outros seis candidatos.

O candidato, mais conhecido como Abu Mazen, permaneceu na sombra de Arafat desde os anos 60. Conhecido por seu caráter moderado e sua oposição à luta armada, o candidato goza da aprovação de Israel e dos Estados Unidos, o que provoca o receio dos grupos palestinos mais radicais.