Microsoft vai pagar 750 milhões de dólares a AOL

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 29 de maio de 2003 as 18:40, por: cdb

A número um mundial da informática, a americana Microsoft, pagará 750 milhões de dólares ao grupo AOL Time Warner como parte do acordo amistoso para pôr fim ao processo antitruste movido pela gigante de mídia contra a empresa de software.

Uma queixa contra a Microsoft foi apresentada em janeiro de 2002 pela America Online (AOL) envolvendo o sistema de navegação na Internet Netscape Communication, segundo um comunicado conjunto divulgado nesta quinta-feira.

O acordo inclui um novo sistema de royalties entre as empresas e o licenciamento por sete anos da tecnologia de navegadores de Internet da Microsoft para a AOL. Os dois grupos vão desenvolver, também, de forma conjunta produtos e serviços na área de mídia digital, como música e vídeo através da Internet.

A AOL, que comprou em 1999 a Netscape, acusava a Microsoft de práticas contrárias à livre concorrência, e lhe reprovava o fato de ter aproveitado seu quase monopólio do sistema operacional Windows -que equipa nove de cada 10 computadoras no mundo -, para impor o sistema de navegação Explorer em detrimento do Netscape.

Os dois grupos “vão cooperar para assegurar a melhor utilização possível para os assinantes de AOL dos sistemas operacionais atuais e futuros da Microsoft”, assinala o comunicado.