Microsoft descobre 20 brechas de segurança no Windows

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007 as 21:11, por: cdb

A Microsoft está pedindo aos usuários do sistema operacional Windows que instalem sua atualização de segurança de fevereiro, que contém 12 consertos para 20 problemas identificados.

O pacote de segurança inclui remendos para brechas que já estariam sendo utilizadas por hackers maliciosos. Outra vulnerabilidade está no programa que a Microsoft desenvolveu para identificar vírus e spyware que vêm infectando computadores.

Metade dos remendos no pacote foram classificados como críticos. Os criminosos que se aproveitam dessas falhas poderiam tomar o controle de um computador pessoal.

O pacote de segurança foi oferecido como parte da atualização regular de segurança que a Microsoft oferece na segunda terça-feira de cada mês. As brechas no Word, no Excel, no PowerPoint, no Internet Explorer e no Malware Protection Engine são fechadas pelas atualizações contidas no pacote.

Versões desses programas usadas pelo Windows 2000 ou pela versão XP poderiam apresentar essas brechas. A Microsoft sugeriu que os usuários que temem estar sob risco chequem as informações sobre quais programas são vulneráveis na página da empresa na internet.

Algumas das brechas, particularmente no Word, já vinham sendo exploradas por hackers há várias semanas.

Muitos usuários do Windows XP devem ter as atualizações automaticamente, mas qualquer usuário pode baixar os remendos da página do Windows.

A classificação “crítica” normalmente significa que um criminoso cibernético está explorando tal brecha e poderia tomar o controle do computador por meio de uma “página-armadilha” ou levando o usuário a abrir um anexo em um e-mail.

Nenhum dos problemas detectados afeta o Vista – a nova versão do Windows lançada no dia 30 de janeiro.