Microsoft apresenta novas tecnologias para lazer

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 9 de janeiro de 2002 as 00:27, por: cdb

O principal executivo da Microsoft, Bill Gates, anunciou os novos projetos de sua companhia para transfomar o computador em um centro de lazer digital caseiro durante uma apresentação na feira Consumer Electronics, em Las Vegas. Em sua apresentação, o dono da criadora do Windows apresentou duas novas tecnologias para converter o PC em algo que funcione ao mesmo tempo para assistir filmes e tocar música. Os dois projetos estão ligados ao novo sistema operacional da empresa, o Windows XP.

E eles são parte do esforço da maior companhia de software do mundo para fundir computadores pessoais, consoles de jogos e outros tipos de equipamentos, como celulares. As duas novas tecnologias apresentadas por Gates se chamam Mira e Freestyle e o Mira é um software para telas planas que podem ser “destacadas” do computador e carregadas para casa como se fossem um bloco de notas.

Essas telas aceitam comandos pelo toque e continuam se comunicando de forma remota com o restante do PC. Gates revelou ainda que outros pesos-pesados da indústria de TI como a Intel estão trabalhando para criar produtos com base no programa Mira. Os novos produtos, segundo Gates, deverão chegar ao mercado em 12 meses.

O dono da Microsoft acredita também que o outro novo programa da Microsoft, o Freestyle, vai permitir que as pessoas “usem seus PCs sem ter que sentar ao teclado, mas simplesmente com um controle remoto”. “Com ele, você pode assistir televisão em uma tela e receber um e-mail em outra”, afirmou.

E completa: “Uma vez que o material esteja dentro do seu PC, você pode assisti-lo em qualquer tela – numa TV, em um monitor de computador ou em qualquer outro equipamento”. O software também permite que as pessoas gravem vídeos em seus computadores, caso suas máquinas tenham um cartão que permita uma adaptação ao sistema.

A gigante do software está trabalhando com a Hewlett-Packard, a NEC e a Samsung para desenvolver computadores em torno da tecnologia Freestyle. Tanto o Mira quanto o Freestyle são baseados no sistema operacional Windows XP, que a Microsoft espera transformar na espinha dorsal de todo o grupo de novos produtos.

Durante a feira em Las Vegas, Gates falou também do sucesso do Windows XP, dizendo que mais de 17 milhões de cópias do produto foram vendidas desde seu lançamento, no final de outubro. Segundo ele, a investida de sua empresa no mundo dos consoles de jogos eletrônicos também está sendo um sucesso, já que foram vendidas 1,5 milhões de unidades do XBox desde meados de novembro, quando foi lançado no mercado.