Microsoft apresenta nova versão do Windows

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de outubro de 2003 as 18:13, por: cdb

A Microsoft mostrou a programadores nesta segunda-feira uma mostra de uma nova versão do Windows, que a empresa afirma que será mais segura do que a atual.

O novo sistema operacional, apelidado de “Longhorn”, foi apresentado por Bill Gates – presidente da Microsoft e arquiteto-chefe do software – durante a Conferência de Pesquisadores Profissionais da Microsoft, realizada em Los Angeles.

Além de afirmar que a nova versão é mais segura, a Microsoft diz que ela vai tornar mais fácil a organização e a busca de arquivos. Também se espera que o novo Windows diminua a necessidade de reinicializar o computador, em caso de problemas.

Embora programadores já estejam testando o Longhorn, é improvável que ele comece a ser vendido antes de 2006.

Mostra

Muitos dos sete mil programadores que assistiram à apresentação estarão criando, no futuro, novos aplicativos usando como plataforma o Longhorn.

O brilho da apresentação do novo Windows poderia ter sido maior caso versões anteriores do Longhorn não tivessem “vazado” pela internet um dia antes da conferência.

Bill Gates disse que o lançamento do Longhorn será o maior de um software da Microsoft nesta década e vai introduzir grandes mudanças no funcionamento do Windows.

Segundo ele, a criação do Longhorn foi conduzida em torno de quatro áreas principais:

Segurança e capacidade de ajuste para se adaptar ao número de usuários;

Aspectos gráficos;

Arquivo;

Serviços de internet.

As mudanças no sistema de segurança têm o objetivo de tornar o Windows menos vulnerável a vírus e vão dar ao administrador do sistema modalidades para limitar o que as máquinas e os usuários podem fazer.

Também foram incluídas tecnologias que podem acelerar a instalação de software e criação de programas.

WinFS

Bill Gates disse que Longhorn vai ter um sistema unificado de arquivo chamado WinFS.

Esse sistema vai usar tecnologia derivada da internet para que seja possível procurar e catalogar qualquer tipo de arquivo com apenas um sistema, o que deve acabar com a necessidade de usar um sistema diferente para cada aplicação.

Tal sistema flexível será necessário, segundo Gates, porque no futuro as pessoas provavelmente vão gerar “oceanos” de informação e elas precisarão fazer buscas rapidamente.

Finalmente, Longhorn vai incorporar mudanças para facilitar a criação de aplicativos avançados para a internet.

Além de apresentar as novas tecnologias do Longhorn, a Microsoft também mostrou o design do novo programa.

Um dos aspectos mais importantes da nova área de trabalho (desktop) é um painel que fica em um dos lados da tela e pode ser configurado para conter informações importantes, como listas para o envio de mensagens instantâneas, links para sites favoritos, notícias e informações sobre ações negociadas em bolsas de valores.