Microsoft adianta lançamento oficial de versão XP antes da decisão judicial

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 24 de agosto de 2001 as 18:57, por: cdb

A Microsoft lançou nesta sexta-feira o sistema operacional Windows XP para os fabricantes de PCs e informou que pretende lançar o programa para o público em 25 de outubro. O lançamento para os fabricantes foi feito em meio ao impasse jurídico que envolve a empresa nos Estados Unidos. Ela é acusada de práticas anticompetição e monopólio por causa do novo programa.

A corte de apelações norte-americana definiu, também nesta sexta-feira, que o processo em que a Microsoft é acusada de truste deve ir para uma corte na capital do país, em Washington. Uma nova juíza, Collen Kollar-Kotelly, foi indicada para determinar quais as penalidades que a Microsoft deverá sofrer por abusar de sua posição dominante no mercado de sistemas operacionais de computadores. A juíza também irá definir se a Microsoft violou ou não as leis antitruste ao ligar seu navegador de Internet ao novo sistema operacional.

No entanto, esta decisão judicial não alterou a empolgação de Bill Gates ao introduzir o Windows XP. Para ele, o sistema é o melhor que a empresa que ele criou produziu. Ele apresentou o sistema para as seis maiores empresas fabricantes de computadores dos EUA. O preço do Windows XP irá variar de US$ 99 a US$ 299, dependendo da versão.