Mico-leão-dourado pode sair da lista de extinção

Arquivado em:
Publicado Quinta, 19 de Outubro de 2006 às 16:23, por: CdB

O mico-leão-dourado está prestes a sair da lista das espécies em risco de extinção. O número de animais na natureza aumentou graças ao trabalho de associações que ajudam na preservação dos bichos. Há duas décadas, os pesquisadores reintroduziram na Reserva Biológica de Porto das Antas, no Interior do Rio de Janeiro, 153 micos dessa espécie criados em cativeiro para repovoar a área. Atualmente, a estimativa da Associação Mico-Leão-Dourado é de que existam 200 grupos da espécie.

- O comportamento deles é idêntico ao dos micos silvestres. Durante o dia, andam muito procurando alimento. Por volta das 12h é o momento em que param e descansam um pouco -, conta a bióloga Andréa Martins.

Para aumentar a área ocupada pelos micos-leões-dourados, os pesquisadores fazem trabalhos com os fazendeiros da região. Eles incentivam a preservação da mata e criam corredores florestais para que a espécie não fique isolada em alguns pontos.

- A população de micos está crescendo e chegando perto de dois mil, que é a nossa meta. Se tudo continuar bem, em breve tiraremos o animal da lista de extinção. Isso não o desmerece como ícone de conservação. Pelo contrário, ele vai ter o mérito maior ainda como símbolo da conservação da Mata Atlântica no Brasil e no mundo inteiro -, afirma o pesquisador Rosan Fernandes.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo