México intensificará combate ao crime organizado, avisa presidente Calderón

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 3 de janeiro de 2011 as 12:10, por: cdb

>
03/01/2011México intensificará combate ao crime organizado, avisa presidente Calderón

Da Agência Telam

Brasília – O presidente do México, Felipe Calderón, reiterou que seus esforços ao longo deste anos serão manter a luta “firme” contra o crime organizado no país. Calderón disse que as organizações criminosas que atuam no território mexicano estão enraizadas nas instituições e ameaçam a segurança das famílias.

“Nós vamos combater com firmeza e determinação os criminosos. Nós todos sabemos que é necessário limpar o México da impunidade, do crime e da corrupção que estão enraizados na nossa sociedade e instituições”, disse o presidente.

“Posso assegurar que estamos no caminho correto e vamos derrotar os criminosos para construir um México seguro, de paz, onde ninguém viva fora da lei nem com medo”, acrescentou Calderón.

O ano de 2010 foi marcado no México por casos de violência e de enfrentamentos entre autoridades e integrantes de grupos organizados. Só no ano passado, foram registradas 12.456 mortes em ações envolvidas com o crime organizado. De 2006 a 2010, houve 30.196 pessoas assassinadas em conflitos.