MÉXICO DESMENTE QUE FILHO DE ‘EL CHAPO’ FOI PRESO PELA MARINHA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 23 de junho de 2012 as 09:07, por: cdb

CIDADE DO MÉXICO, 23 JUN (ANSA) – O governo do México admitiu hoje que averiguações realizadas para confirmar a identidade de dois homens presos pela Marinha revelaram que nenhum deles é filho do chefe do cartel de Sinaloa, Joaquín Guzmán, conhecido como “El Chapo”, como tinha sido informado inicialmente.
   
“Concluímos que os apresentados [à imprensa local] são Félix Beltrán León e Kevin Daniel Beltrán Ríos, de 23 e 19 anos, respectivamente”, indicou a Procuradoria Geral do México.
   
León, detido no estado de Jalisco, foi apresentado como Jesús Alfredo Guzmán Salazar, filho de “El Chapo”, fugitivo da Justiça e o narcotraficante mais procurado pela polícia do México e dos Estados Unidos.
   
Desde o primeiro momento, advogados da família Guzmán Loera e familiares de “El Chapo” negaram que o preso era filho do chefe do cartel de Sinaloa e defenderam que Jesús não tem nada a ver com operações de tráfico de drogas.
   
O anúncio da detenção, que tinha sido considerada como uma das mais importantes dos últimos anos, chegou a ser criticada imediatamente por analistas políticos que alertaram para o fato dela acontecer duas semanas antes das eleições presidenciais no país. (ANSA)