Mercosul suspende participação do Paraguai de próxima cúpula do bloco

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 24 de junho de 2012 as 16:58, por: cdb

Mercosul suspende participação do Paraguai de próxima cúpula do bloco

Por: Magdalena Morales

Publicado em 24/06/2012, 19:43

Última atualização às 19:43

Tweet

São Paulo – Em comunicado conjunto, Argentina, Brasil e Uruguai anunciaram hoje (24) a decisão de suspender o Paraguai do direito a participar da 43ª Reunião do Conselho de Mercado Comum e Cúpula de Presidentes do Mercosul, que será realizada na próxima sexta-feira (29), na Argentina. O país também está suspenso das reuniões preparatórias, em Mendoza. Na cúpula serão definidas as medidas a serem tomadas em relação ao impeachment do presidente Fernando Lugo na última sexta (22).

No comunicado, Argentina, Brasil e Uruguai e os países associados Chile, Peru, Venezuela, Bolívia, Equador e Colômbia expressaram a mais “enérgica condenação à ruptura da ordem democrática ocorrida na República do Paraguai, por não ter sido respeitado o devido processo” no julgamento político de Lugo.

A medida considerou o Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no Mercosul, assinado em 24 de julho de 1998, e que determina “a plena vigência das instituições democráticas” como “condição essencial para o desenvolvimento do processo de integração”.

Com agências